Prefeito participa do Dia "D" da Vacinação contra a Gripe

Mobilização aconteceu na UBS do Planalto Uruguai. Campanha segue até o dia 22 de maio

Prefeito participa do Dia "D" da Vacinação contra a Gripe
Um total de 75 salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde e hospitais municipais está aberto hoje (09) para o Dia D de Campanha da Vacinação contra a Gripe. A mobilização iniciou pela Unidade Básica do Planalto Uruguai, zona Leste da cidade, com a participação do prefeito de Teresina, Firmino Filho do presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luciano Nunes, vereadores, profissionais de saúde e a comunidade, que foi receber a imunização.

A campanha contra a gripe iniciou no último dia 04 e segue até o próximo dia 22 de maio. A meta da FMS para este ano é imunizar 152.358 pessoas contra a influenza entre idosos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população carcerária e trabalhadores da saúde.

Para o prefeito Firmino Filho, as campanhas demonstram que a prevenção é sempre a melhor forma de ação no combate à doenças. “Fico muito satisfeito em participar dessa mobilização, chegar na Unidade Saúde e ver que a comunidade atendeu ao chamado da Fundação de Saúde e está vindo se imunizar contra a gripe. Precisamos nos prevenir e a vacina da gripe nos imuniza contra outras vulnerabilidades do nosso corpo. Portanto, é necessário que a população alvo da campanha participe e se vacine”, disse o chefe do executivo municipal.

A vacina é muito segura e é fundamental para evitar internações, além de reduzir em até 75% o número de óbitos. “A melhor ação de saúde é sempre a prevenção. A vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Como o organismo leva em média de duas a três semanas para criar anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção. Quem não conseguir se vacinar hoje, que é o Dia D, pode tomar sua dose em uma das 104 salas de vacina do município, que estão abertas de segunda a sexta, já que a campanha segue até o dia 22”, informa Luciano Nunes.

A vacina é composta por antígenos contra os três vírus mais comuns da influenza, que são tipos A (H1N1 e H3N2) e B. A dona de casa Maria de Castro Sá, de 66 anos, foi tomar sua dose logo nas primeiras horas da vacinação. “Desde que completei 60 anos tomo a vacina e, a partir de então, nunca mais peguei uma gripe. Antes gripava com frequência, mas depois que comecei a imunização fiquei com o corpo bastante fortalecido e livre de outras doenças além da gripe”, disse.

Durante todo o dia de hoje além das 75 salas de vacinação haverá também postos volantes nos seguintes locais: Comerciais Carvalho da Homero, Kennedy, João XXIII e Joaquim Nelson, Pão de Açúcar da Homero Castelo Branco e Anfrísio Lobão, Igreja de Fátima, Riverside Shopping, Teresina Shopping - Praça de Eventos, Extra da Presidente Kennedy.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1115/prefeito-participa-do-dia-d-da-vacinacao-contra-a-gripe