Dia D da campanha contra a gripe começa no Planalto Uruguai

A vacina é composta por antígenos contra os três vírus mais comuns da influenza

A Prefeitura de Teresina está preparando suas unidades de saúde para o dia D da Campanha de Vacinação contra a influenza – também conhecida como gripe – que acontece amanhã (09). O ponto de partida será a Unidade Básica de Saúde do Planalto Uruguai (zona Leste), a partir das 9h, onde haverá uma grande mobilização com a presença do prefeito Firmino Filho.
Neste dia, 75 salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde e hospitais do município estarão abertas durante todo o dia. Além disso, estarão disponíveis 10 postos volantes nos supermercados e shoppings da cidade. “Todos aqueles que estão dentro do público-alvo podem garantir sua dose em qualquer um desses postos, com exceção das crianças, que serão vacinadas apenas nas Unidades de Saúde”, conta Luciano Nunes, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Estão nos grupos prioritários de vacinação contra a influenza pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população carcerária, trabalhadores da saúde, entre outros. “A meta da FMS para este ano é imunizar 152.358 pessoas”, informa o presidente.
A vacina é composta por antígenos contra os três vírus mais comuns da influenza, que são tipos A (H1N1 e H3N2) e B. Ela é tida como uma medida efetiva para a prevenção das complicações trazidas pela influenza, reduzindo em pelo menos dois dias o tempo de hospitalização. “Se você não conseguir tomar sua dose no dia D, basta se dirigir a uma das 104 salas de vacina do município, que estão abertas de segunda a sexta”, afirma Luciano Nunes. A campanha segue até o dia 22 de maio.
Lista das salas de vacina abertas no dia D (sábado, 9 de maio)
Zona Sul: UBS do Alegria, Angelim, Bela Vista, Betinho, Carolina Silva, Chapadinha Sul, Cristo Rei, Dagmar Mazza, Esplanada, Felipe Eulálio, Irmã Dulce, KM-07, Lar de Betânia, Lourival Parente, Mário Covas, Nossa Senhora da Paz, Parque Piauí, Pedro Arrupe, Portal da Alegria, Porto Alegre, Saci, Santa Clara, Santo Antônio, São Pedro, Três Andares, Vamos Ver o Sol, Vermelha, Vila Confiança, Maternidade Evangelina Rosa e Hospital do Promorar.
Zona Centro/Norte: UBS Adelino Matos, Água Mineral, Anita Ferraz, Buenos Aires, Cecy Fortes, Cidade Verde, Mafrense, Mama Mia, Memorare, Monte Verde, Nova Brasilia, Parque Wall Ferraz, Poty Velho, Santa Maria da Codipi, Vila do Avião, Hospitais do Buenos Aires, Primavera, Matadouro, Mariano Castelo Branco, Mocambinho e Hospital Infantil.
Zona Leste/Sudeste: UBS do Planalto Ininga, Dr. Félix Pacheco, Satélite, Bom Samaritano, Taquari, Árvores verdes, Planalto Uruguai, Piçarreira, Damas Satélite, São João, Alto da Ressurreição, Redonda, Renascença, Dr. Carlos Cordeiro, Quadra 77, Flamboyant, Nossa Senhora da Guia, Padre Mario Rocchi, Raimunda Soares, Todos os Santos, Deus Quer, Usina Santana, Hospitais do Satélite e Dirceu.
Postos volantes: Comerciais Carvalho da Homero, Kennedy, João XXIII e Joaquim Nelson, Pão de Açúcar da Homero Castelo Branco e Anfrísio Lobão, Igreja de Fátima, Riverside Shopping, Teresina Shopping - Praça de Eventos, Extra da Presidente Kennedy.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1114/dia-d-da-campanha-contra-a-gripe-comeca-no-planalto-uruguai