Profissionais de saúde recebem capacitação em transtorno mental

Serão repassadas informações sobre manejo clínico de pacientes com transtorno e usuários de álcool e

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com o Ministério da Saúde, promoverá uma capacitação em saúde mental para profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e da rede de atenção básica do município. O evento será de 11 a 15 de maio, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), de 8h às 12h e de 14h às 18h. Serão 40h de formação e ações educativas.
A capacitação visa transmitir informações técnicas necessárias sobre o manejo clínico do paciente com transtorno mental e pessoas com problemas de uso prejudicial de álcool e outras drogas.
“O objetivo principal é qualificar profissionais acerca da temática do matriciamento, que se constitui em uma ferramenta de transformação, não só do processo de saúde e doença, mas de toda a realidade dessas equipes profissionais e comunidades”, afirma Isabel Karine Silva, da Gerência de Atenção Psicossocial da FMS e coordenadora da capacitação.
Os profissionais matriciadores em saúde mental na atenção primária são psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros de saúde mental, dentre outros.
A capacitação, que acontecerá na próxima semana, faz parte de um projeto mais amplo que a Fundação Municipal de Saúde participa junto ao Ministério da Saúde: Projeto de Percursos Formativos.
“Nós participamos de uma seleção pública, junto ao Ministério da Saúde, e tivemos nosso projeto aprovado. Desde então, todo mês, dois profissionais da rede de saúde mental são enviados a Embu das Artes (SP) para realizar intercâmbio e também promovermos capacitações na área de saúde mental com os profissionais da atenção básica de Teresina”, explica o gerente de Ações Assistenciais da FMS, Francisco Pádua.
Os profissionais que participam do intercâmbio voltam como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. Ao todo, 20 profissionais de Teresina foram à São Paulo com este fim.
Os recursos para a capacitação dos profissionais na área de saúde mental foram cedidos pelo Ministério da Saúde e somam o total de R$ 296.500. O objetivo desse tipo de iniciativa é selecionar profissionais da atenção básica e também profissionais que já atuam em saúde mental e fazer com que eles troquem experiências positivas sobre o tema. “Para que possamos otimizar ainda mais nosso trabalho nessa área”, afirma o gerente de Ações Assistenciais da FMS.
Francisco Pádua enfatiza ainda que Teresina já vem implantando o matriciamento em saúde mental, com acolhimento dos pacientes com transtornos mentais e seus familiares na rede pública de saúde.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1113/profissionais-de-saude-recebem-capacitacao-em-transtorno-mental