Prefeitura implanta programa de combate ao tabagismo na atenção básica

Programa será desenvolvido inicialmente nas UBS atendidas pelas 15 equipes que aderiram ao PMAQ

A Fundação Municipal de Saúde está capacitando seus profissionais para a implantação do Programa de Controle do Tabagismo na atenção básica. O treinamento começa nesta sexta-feira (08), a partir das 13h30, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nossa Senhora da Paz, zona Sul.
O programa, que já funciona no Hospital Universitário e Hospital do Parque Piauí, será desenvolvido inicialmente nas UBS atendidas pelas 15 equipes que aderiram ao Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ). “O treinamento acontecerá em três momentos: amanhã serão capacitados os profissionais da regional Sul; no dia 19, os da regional Centro/Norte; e no dia 20 de maio os da regional Leste/Sudeste”, explica Clara de Assis, da Gerência de Ações Programáticas da FMS.
Um levantamento feito este ano pelos agentes comunitários de saúde identificou 1.260 fumantes nas famílias atendidas pelas 15 equipes do PMAQ, dos quais 395 manifestaram o desejo de cessação do vício. Já uma pesquisa realizada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL), de 2012, constatou um percentual de 11% de fumantes adultos na capital.
O tratamento da dependência à nicotina tem como base a técnica da abordagem cognitiva-comportamental, definida como um modelo de intervenção centrada na mudança de crenças e comportamentos que levam um indivíduo a lidar com determinada situações. “A abordagem deve ter como objeto a detecção de situações de risco que levam o indivíduo a fumar, e o desenvolvimento de estratégias para enfrentamento dessas situações, visando não só a cessação do tabagismo, mas também a prevenção de recaídas”, conta Clara de Assis.
Essa abordagem consiste num trabalho individual ou em grupo de 10 a 15 fumantes, uma vez por semana, com duração de 90 minutos durante quatro semanas. No segundo mês, as sessões de manutenção serão quinzenais com uma hora de duração. Do terceiro mês ao décimo segundo, as sessões serão mensais. Em casos específicos podem ser utilizados medicamentos que servem de apoio a essa abordagem.
O tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença crônica, epidêmica, sendo a maior causa isolada evitável de adoecimento e mortes precoces no mundo. A dependência à nicotina obriga os fumantes a se exporem cronicamente à aproximadamente 4.720 substâncias, muitas delas tóxicas, fazendo com que o tabagismo seja um fator causal de aproximadamente 50 doenças, como vários tipos de câncer e doenças do aparelho respiratório e cardiovasculares.
Além dos prejudiciais efeitos à saúde dos fumantes, o tabagismo atinge também os fumantes passivos, podendo acarretar desde reações alérgicas, até infarto agudo do miocárdio e cânceres.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1112/prefeitura-implanta-programa-de-combate-ao-tabagismo-na-atencao-basica