Profissionais discutem como atender pessoas com ideia suicida

Capacitação acontecerá amanhã (05) e também no dia 19 de maio no auditório da FMS.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) dará continuidade ao treinamento para notificação de violência interpessoal/autoprovocada e intoxicação exógena (tentativa de suicídio) com profissionais da rede hospitalar e da rede de atenção psicossocial do município de Teresina. A capacitação acontecerá amanhã (05) e também no dia 19 de maio no auditório da FMS.
“O objetivo do treinamento é fazer com que esses profissionais compreendam a importância da notificação de violência interpessoal autoprovocada, considerando os aspectos legais, culturais e éticos que envolvem a questão e a necessidade de identificação, construção e fortalecimento da rede de proteção como integrante do cuidado”, explicou Ana Amélia Galas, chefe da Gerência de Vigilância de Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis (GEVIDANT) da FMS.
Ana Amélia vai palestrar aos profissionais de saúde que participarão do treinamento. Segundo ela, após o primeiro contato com o paciente, o profissional de saúde preencherá a Ficha de Notificação de Violência interpessoal/Autoprovocada para que a rede de atenção psicossocial do município saiba do caso e mantenha tratamento com aquela pessoa, evitando uma nova tentativa de suicídio.
Notificação é a comunicação da ocorrência de determinado agravo à saúde feita à autoridade competente, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1106/profissionais-discutem-como-atender-pessoas-com-ideia-suicida