Gestores discutem como melhorar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde

O atendimento à demanda espontânea é um direito ao cidadão

Gestores discutem como melhorar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde
Os coordenadores das Unidades Básicas de Saúde da Regional Centro/Norte da capital estiveram reunidos na manhã de hoje, 30 de abril, no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS) para tratarem sobre o acolhimento à demanda espontânea na Atenção Básica do município.

“Queremos esclarecer que as Unidades Básicas de Saúde (postos) disponibilizam vagas para atendimento espontâneo à população, ou seja, atendimentos sem marcação de consulta prévia”, disse Luciano Nunes, presidente da FMS.

Para Adriana Valadares, diretora da Regional de Saúde Centro/Norte, o atendimento à demanda espontânea é um direito ao cidadão. “Sabemos que as unidades básicas atendem com consultas marcadas, mas temos que dispor, também de vagas para demandas que surgem no mesmo dia. Devemos ofertar o primeiro atendimento ao paciente e, caso ele necessite, encaminhá-lo à rede hospitalar para atendimento mais especializado, já que dispomos de médicos clínicos gerais”, explicou ela.

Os casos de viroses, que são todas as doenças causadas por vírus, aumentam significativamente no período chuvoso. E, consequentemente, a procura pelos serviços de saúde também aumentam e a maioria das pessoas procuram as urgências dos grandes hospitais. A FMS esclarece que os teresinenses podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para receber atendimentos básicos e gratuitos em Clínica Geral, Pediatria, Ginecologia, Enfermagem e Odontologia.

Pessoas que estejam com queixas agudas: problemas respiratórios; suspeita de Dengue e/ou Chikungunya; dor no corpo; queixas abdominais e urinárias; dores cervicais, dorsais, lombar ou em extremidades com subgrupo de formigamento em membros inferiores e superiores; dores nos joelhos crônicas e afecções de pele e subcutâneo podem e devem procurar as Unidades Básicas de Saúde para receber o primeiro atendimento médico. Caso seja necessário, o médico clínico geral encaminha o paciente para a rede hospitalar especializada.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) não funcionam 24h, pois não seguem regime de plantão. Funcionam de 8h às 17h e fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, estruturando e organizando a rede de urgência e emergência no país, para integrar a atenção às urgências. A atenção primária é constituída pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Equipes de Saúde da Família, enquanto o nível intermediário de atenção fica a encargo do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel as Urgência) e o atendimento de média e alta complexidade é feito nos hospitais.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1101/gestores-discutem-como-melhorar-atendimento-nas-unidades-basicas-de-saude