Etapa urbana da campanha de vacinação contra a raiva é amanhã (12)

Vacina é gratuita e qualquer cão ou gato sadio acima dos dois meses de idade pode receber sua dose.

Amanhã (12), das 8h às 17h, cães e gatos poderão ser imunizados contra a raiva em 377 postos que estarão abertos em praças, escolas e outros pontos estratégicos. Está será a etapa urbana da Campanha de Vacinação contra a Raiva, que terá abertura oficial na Praça do Marquês, a partir das 9h da manhã.

Este ano a meta é vacinar 135 mil animais nas zonas urbana e rural, cuja etapa acontece nos dias 26 de setembro (zona rural Norte e Leste) e 03 de outubro (região rural Sul e Sudeste). “Pedimos que todos levem seus animais de estimação ao posto mais próximo e chamem seus amigos e familiares. Desta forma poderemos manter a doença longe de nossa cidade”, chama Oriana Bezerra, gerente de zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS). “Lembramos que a vacina é gratuita e qualquer cão ou gato sadio acima dos dois meses de idade pode receber sua dose”, diz ela.

Oriana também pede que a população dê preferência ao horário da manhã, por ser mais fresco e confortável, evitando a formação de filas ao fim do dia e eventual estresse entre os bichinhos. Eles devem ser transportados de forma segura e por pessoas que tenham condições físicas de contê-los nos postos, para prevenir acidentes entre animais e pessoas. “Para gatos, recomendamos que sejam levados na caixa de transporte ou sacos de estopa ou nylon. Para cães, o ideal é o uso de guia ou corrente”, recomenda a gerente.

A raiva é uma doença aguda do sistema nervoso central, que pode acometer todos os mamíferos. A única forma de prevenção é a vacinação dos cães e gatos domésticos, que podem ser transmissores da doença. Teresina não registra casos de raiva em seres humanos desde o ano de 1986. Já o último caso em animais aconteceu em 2011, com um cão que foi infectado no interior do estado.

“A vacina é a forma de prevenção mais segura contra a raiva, e para que possamos continuar com essa estatística positiva da doença em nossa cidade a melhor forma é a vacinação, que é disponibilizada para toda a população de forma gratuita”, enfatiza o presidente da FMS, Luciano Nunes.

Clique aqui para ver a lista dos postos de vacinação

vacinação raiva

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/11/etapa-urbana-da-campanha-de-vacinacao-contra-a-raiva-e-amanha-12