FMS esclarece pais e alunos de CMEI sobre como prevenir viroses

Pais dos alunos ouviram palestra que abordava as formas de prevenção às diversas viroses

FMS esclarece pais e alunos de CMEI sobre como prevenir viroses
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou na manhã desta quinta-feira (30) ação educativa de saúde e prevenção a viroses e cuidados pessoais no Centro Municipal de Educação Infantil do Mocambinho I, zona Norte da capital.
Durante a ação, os pais dos alunos do centro educacional ouviram palestra que abordava as formas de prevenção às diversas viroses, que vêm acometendo os teresinenses. “Os cuidados pessoais, de higiene, de limpeza do local onde moramos e trabalhamos. Tudo isso é muito importante para a manutenção da nossa saúde”, disse a coordenadora de Educação em Saúde da FMS, Júlia Mesquita, enfatizando as formas de prevenção à dengue e à Chikungunya.
Um estande foi montado no Centro Municipal de Educação Infantil, onde foram disponibilizados materiais informativos de prevenção a diversas doenças. Sacos de lixo, hipoclorito de sódio e luvas descartáveis foram distribuídos aos alunos, pais e funcionários da escola para que eles mantenham seus locais de trabalho, estudo e moradia sempre limpos, prevenindo diversas doenças.
Para a diretora do Centro de Educação Infantil do Mocambinho, Aremilda Oliveira, a parceria entre os órgãos de educação e saúde é fundamental. “Nós educadores e os trabalhadores da área da saúde temos que ser parceiros, assim como toda a comunidade. Através da informação, as pessoas podem fazer melhor a parte delas para prevenirmos principalmente a dengue e a Chikungunya, que são doenças causadas por mosquito, cujo criadouro só pode ser evitado por todos nós”, falou ela.

Dona Letícia Gomes, mãe de aluno, expôs que gosta de estar sempre esclarecida sobre todas as formas de prevenção às doenças. “Já ouvimos muito falar de como prevenir os criadouros do mosquito da dengue. Precisamos colocar a teoria na prática”, disse ela.

As crianças também puderam saber mais sobre a temática dengue e Chikungunya. Um personagem vestido de mosquito entrou na sala de aula e todos puderam interagir, fazendo perguntas de como não ter um mosquito em casa ou na escola. João Gabriel, de 4 anos, chegou a tentar esmagar o personagem do mosquito da Dengue.

“As crianças precisam, desde cedo, ir internalizando os cuidados que devem tomar para não adoecerem. Manter a higiene pessoal e do local em que vivem é muito importante. Elas serão nossos adultos de amanhã e atividades como essas são sempre bem vindas em nossa escola”, afirmou a professora Danielle Aguiar.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1099/fms-esclarece-pais-e-alunos-de-cmei-sobre-como-prevenir-viroses