Unidades Básicas de Saúde promovem atividades pelo dia da hipertensão

As ações mobilizaram toda comunidade.

Unidades Básicas de Saúde promovem atividades pelo dia da hipertensão
Em alusão ao Dia de Combate à Hipertensão, 26 de abril, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), geridas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoveram hoje (27) atividades para orientar os teresinenses sobre a doença e suas formas de prevenção, baseadas principalmente em prática de atividade física e alimentação adequada.

Trazer a prevenção à prática foi a proposta da UBS Cristo Rei, que reuniu em seu auditório os adultos e idosos do bairro para a promoção de uma dinâmica, com roda de conversa, atividade física e lanche saudável. “Queremos mostrá-los como uma boa qualidade de vida afeta a saúde como um todo”, afirma a enfermeira Magda Coeli, da equipe 117 da Estratégia Saúde da Família. Segundo ela, fatores como estresse e relações humanas conflituosas também podem ser fatores de risco para o desenvolvimento de hipertensão, por isso é preciso manter um equilíbrio entre corpo, mente e meio ambiente para alcançar a saúde plena.

É este equilíbrio que a dona de casa Francisca Félix de Oliveira procura. Aos 69 anos e diabética, ela participava da atividade para saber mais sobre como evitar o desenvolvimento da hipertensão. “Eu não tomava muito cuidado com minha alimentação, mas agora vou estar mais atenta para não ter outra doença”, diz.

Com o mesmo propósito, a Unidade Básica de Saúde do Bela Vista montou um estande na praça do bairro e procurou mobilizar a toda comunidade. As equipes ESF realizaram testes não apenas de pressão, como também de glicemia e peso. Além disso, organizaram uma palestra sobre alimentação saudável para pessoas de todas as idades. Segundo Ana Maria Xavier, apoiadora institucional da Diretoria Regional de Saúde Sul, a ação teve como objetivo incentivar a melhoria das boas práticas de saúde.

Hipertensão

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. É uma síndrome metabólica geralmente acompanhada por outras alterações, como obesidade. Cerca de 20% da população brasileira é portadora de hipertensão, sendo que 50% da população com obesidade tem a doença. Hoje, a hipertensão é a principal causa de morte no mundo, pois pode favorecer uma série de outras doenças.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1094/unidades-basicas-de-saude-promovem-atividades-pelo-dia-da-hipertensao