Unidades Básicas de Saúde promovem atividades pelo dia da hipertensão
As ações mobilizaram toda comunidade.
28/04/2015 | 00:00
Imprimir
Em alusão ao Dia de Combate à Hipertensão, 26 de abril, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), geridas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoveram hoje (27) atividades para orientar os teresinenses sobre a doença e suas formas de prevenção, baseadas principalmente em prática de atividade física e alimentação adequada.
Trazer a prevenção à prática foi a proposta da UBS Cristo Rei, que reuniu em seu auditório os adultos e idosos do bairro para a promoção de uma dinâmica, com roda de conversa, atividade física e lanche saudável. Queremos mostrá-los como uma boa qualidade de vida afeta a saúde como um todo, afirma a enfermeira Magda Coeli, da equipe 117 da Estratégia Saúde da Família. Segundo ela, fatores como estresse e relações humanas conflituosas também podem ser fatores de risco para o desenvolvimento de hipertensão, por isso é preciso manter um equilíbrio entre corpo, mente e meio ambiente para alcançar a saúde plena.
É este equilíbrio que a dona de casa Francisca Félix de Oliveira procura. Aos 69 anos e diabética, ela participava da atividade para saber mais sobre como evitar o desenvolvimento da hipertensão. Eu não tomava muito cuidado com minha alimentação, mas agora vou estar mais atenta para não ter outra doença, diz.
Com o mesmo propósito, a Unidade Básica de Saúde do Bela Vista montou um estande na praça do bairro e procurou mobilizar a toda comunidade. As equipes ESF realizaram testes não apenas de pressão, como também de glicemia e peso. Além disso, organizaram uma palestra sobre alimentação saudável para pessoas de todas as idades. Segundo Ana Maria Xavier, apoiadora institucional da Diretoria Regional de Saúde Sul, a ação teve como objetivo incentivar a melhoria das boas práticas de saúde.
Hipertensão
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. É uma síndrome metabólica geralmente acompanhada por outras alterações, como obesidade. Cerca de 20% da população brasileira é portadora de hipertensão, sendo que 50% da população com obesidade tem a doença. Hoje, a hipertensão é a principal causa de morte no mundo, pois pode favorecer uma série de outras doenças.
Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS
Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1094/unidades-basicas-de-saude-promovem-atividades-pelo-dia-da-hipertensao