Crianças e jovens colaboram com mutirão da Dengue no Jardim Europa

Ação reunirá cerca de 300 jovens.

Amanhã (25) o mutirão de combate à Dengue chegará ao bairro Jardim Europa, zona Sudeste da capital. Desta vez as equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste contarão com a colaboração do grupo de escoteiros e jogadores de futebol da Fundação Jardim Europa.
A ação terá início às 8h30 da manhã e seguirá o mesmo procedimento dos mutirões anteriores. “Os agentes comunitários de saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF) fazem um trabalho prévio, entregando sacos de lixo, luvas e material informativo a todos os moradores da comunidade”, explica Júlia Santos, coordenadora de educação em saúde da FMS. “No dia D, as equipes de limpeza e o carro da SDU passam recolhendo o material reunido pelos moradores”, completa.
O trabalho será reforçado por uma grande ação educativa, que contará com a participação de cerca de 300 jovens, entre sete e 17 anos, do grupo de jogadores de futebol e do agrupamento mirim de escoteiros. Eles farão uma caminhada pelo bairro e entorno para sensibilizar a população sobre os perigos da Dengue, especialmente os proprietários de trailers que comercializam alimentos. “Como nossa região tem uma grande quantidade de estabelecimentos deste tipo, que utilizam material descartável, vamos orientá-los sobre o acondicionamento correto do lixo para evitar focos do mosquito”, justifica Marlon Araújo, presidente da Associação de Moradores do Jardim Europa.
Além disso, os jovens farão uma blitz educativa nos semáforos, distribuindo panfletos sobre prevenção e combate aos criadouros do Aedes Aegypti. “O objetivo é conscientizar essa garotada sobre a importância do trabalho colaborativo, que funciona não apenas no futebol, mas também na promoção da saúde no nosso dia a dia”, afirma Marlon.
A Dengue e a Chikungunya são doenças que podem ser prevenidas com pequenas mudanças de atitude. A principal delas é evitar o acúmulo de água em qualquer ambiente, por isso a importância do descarte correto do lixo doméstico. “A Prefeitura de Teresina está trabalhando para acabar com os focos dos mosquitos transmissores, mas para o sucesso de nossa ação é essencial a colaboração da comunidade”, afirma o presidente da FMS, Luciano Nunes.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1093/criancas-e-jovens-colaboram-com-mutirao-da-dengue-no-jardim-europa