PROMOÇÃO EM SAÚDE
FMS orienta população sobre cuidados relacionados ao Diabetes
Um ‘jogo da saúde’ foi promovido pelos médicos da Estratégia Saúde da Família
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Poty Velho promoveu hoje (13), uma manhã de promoção em saúde em alusão ao Novembro Azul e outras temáticas. Palestras e oficinas sobre temas como diabetes, saúde do homem, tuberculose e obesidade foram abordados na atividade.
A dentista do programa Saúde da Família, Marina Senna, palestrou no local para alertar os diabéticos. “A saúde bucal está muito relacionada com o diabetes e a evolução da doença e muitos desconhecem isso. A cavidade bucal tem que estar muito bem cuidada para o controle da glicose no diabético", esclareceu.
A dentista completou que esse tipo de paciente sempre é prioridade no atendimento. "Eles são mais propensos a desenvolverem alguns problemas como periodontite, ardência da língua, gengivite e candidíase”, explicou ela.
Manoel Almeida, de 46 anos, esteve na unidade de saúde para saber mais detalhes sobre como se alimentar melhor e medir as taxas glicêmicas. “Fui bem orientado pela nutricionista e enfermeiros. Agora vou ficar mais atento a alguns alimentos que antes eu pensava não serem tão prejudiciais à saúde, mas que contém muito açúcar, conservantes e sal”, afirmou ele.
A nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Alexandrina Marinho, expôs em estande, figuras de alimentos indicados aos diabéticos. Na ocasião, ela também explicou sobre a circunferência abdominal mais adequada para homens e mulheres e suas respectivas faixas etárias. “Também estamos distribuindo uma receita de sal de ervas, que pode e deve substituir o sal comum para temperar a comida. Ele é composto por sal, orégano seco, alecrim seco e manjericão seco”, disse ela.
A dona de casa Maria de Lourdes, de 53 anos, é diabética e foi até a UBS do Poty Velho atendendo ao chamado dos agentes comunitários de saúde. “Vim para me informar mais sobre os cuidados que devo tomar para evitar a evolução da doença e manter uma vida com qualidade. Gostei muito da palestra sobre cuidados com os pés diabéticos, tinha coisa que foi exposta que eu não sabia”, afirmou.
As ações no Poty Velho iniciaram com uma palestra sobre cuidados com o pé diabético, pois infecções ou problemas na circulação nos membros inferiores estão entre as complicações mais comuns em quem tem diabetes mal controlado.
Durante o evento, também aconteceu um ‘jogo da saúde’ promovido por acadêmicos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e pelos médicos da Estratégia Saúde da Família, abordando diversos assuntos. Um estande que informava sobre tuberculose esteve montado no local, assim como outro estande abordando a saúde do homem. “Os homens precisam procurar mais o serviço de saúde de prevenção, não só as urgências para prevenir as doenças e não apenas tratar os agravantes”, afirma Nancy Loiola, enfermeira da Estratégia Saúde da Família do Poty Velho.
Quem esteve presente no evento da UBS do Poty Velho pode verificar a pressão arterial, verificar o peso e fazer testagem de glicemia. Uma oficina de manuseio da insulina também aconteceu no local.
Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS
Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/109/fms-orienta-populacao-sobre-cuidados-relacionados-ao-diabetes