Profissionais da FMS participam de intercâmbio em São Paulo sobre saúde mental

Objetivo é aperfeiçoar a atenção básica na área.

Profissionais da Fundação Municipal de Saúde (FMS) encerram este mês, em São Paulo, intercâmbio na área de saúde mental. Com o objetivo de aperfeiçoar a atenção básica em saúde mental, a FMS, em parceria com o Ministério da Saúde, envia desde setembro de 2014 profissionais para a cidade de Embu das Artes (SP), local tido como destaque em matriciamento na área de transtorno mental.
“Participamos de uma seleção pública, junto ao Ministério da Saúde, e tivemos nosso projeto aprovado. Desde então, todo mês, dois profissionais da saúde são enviados a Embu para realizar intercâmbio e voltam como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos lá. Ao todo, 20 profissionais de Teresina foram à São Paulo com este fim”, explica o gerente de Ações Assistenciais da FMS, Francisco Pádua.
O projeto de intercâmbio encerrará no começo de maio, quando os últimos profissionais da saúde que participam do intercâmbio chegarão à capital Teresina e participarão de um evento no auditório do Conselho de Medicina de Teresina. “De 11 a 15 de maio vamos reunir todos os profissionais de Teresina que participaram do intercâmbio com os profissionais de Embu das Artes, para que possam discorrer sobre a experiência”, afirma Francisco Pádua.
Os recursos para a capacitação dos 20 profissionais na área de saúde mental foram cedidos pelo Ministério da Saúde e somam o total de R$ 296.500,00. O objetivo desse tipo de iniciativa é selecionar profissionais da atenção básica e também profissionais que já atuam em saúde mental e fazer com que eles troquem experiências positivas sobre o tema. “Para que possamos otimizar ainda mais nosso trabalho nessa área”, afirma o gerente de Ações Assistenciais da FMS.
Francisco Pádua enfatiza ainda que Teresina já vem implantando o matriciamento em saúde mental, com acolhimento dos pacientes com transtornos mentais e seus familiares na rede pública de saúde. “Esse intercâmbio vai nos trazer formas de aperfeiçoar ainda mais nosso trabalho”, destaca.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1084/profissionais-da-fms-participam-de-intercambio-em-sao-paulo-sobre-saude-mental