Programa de Controle do Tabagismo é expandido em Teresina

A capacitação acontecerá dia 16 no HGV

O Programa Nacional de Controle do Tabagismo, do Ministério da Saúde, será expandido na capital Teresina. Várias ações estão sendo realizadas com este objetivo. Nesta quinta-feira, 16, a partir das 8h, acontecerá uma capacitação de profissionais da área da saúde no auditório do Hospital Getúlio Vargas (HGV).
Profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e os apoiadores do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), estarão presentes no evento, que visa capacitar os trabalhadores da saúde para atuarem na redução de morbi-mortalidade causada pelo tabagismo, além da redução do número de fumantes.
“O tabagismo é um problema de saúde pública. A indústria do tabaco tem várias estratégias para facilitar o acesso ao cigarro, o que gera grande dificuldade às pessoas quando elas decidem parar de fumar.E a FMS quer ajudar os fumantes nisso”, disse Luciano Nunes, presidente da FMS.
A capacitação, que acontecerá dia 16 no HGV, é organizada pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI). O Programa Nacional de Controle do Tabagismo já existe em Teresina, funcionando no Hospital Universitário (HU) e no Hospital Municipal do Parque Piauí. “Agora estamos trabalhando para que esse serviço chegue até às Unidades Básicas de Saúde”, explicou Clara de Assis, coordenadora de Tabagismo da FMS, Clara de Assis.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1079/programa-de-controle-do-tabagismo-e-expandido-em-teresina