FMS fará campanha de vacinação contra gripe em maio

Dia 9 de maio será o Dia D de Mobilização da Campanha Nacional de Vacinação

FMS fará campanha de vacinação contra gripe em maio
Dia 9 de maio será o Dia D de Mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe). A Diretoria de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS) já está articulando as ações em Teresina para garantir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é vacinar 80% da população alvo da campanha.

Este ano, a 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza acontece no período de 04 a 22 de maio. Serão vacinadas pessoas com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde, povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

“Já nos reunimos com todos os técnicos que estarão envolvidos na vacinação para traçarmos as estratégias para Teresina. Aqui na capital iremos priorizar no período de 04 a 18 de maio a vacinação de crianças e idosos. A partir do dia 18 de maio os trabalhadores de saúde podem procurar as Unidades Básicas de Saúde para serem vacinados. Além das Unidades Básicas de Saúde e das 104 salas de vacinação de Teresina, teremos também postos volantes de vacinação nos supermercados e shoppings da cidade para que o público-alvo possa se vacinar”, explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

A vacinação contra a doença mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. Atualmente, as vacinas utilizadas contêm antígenos contra três cepas da doença: A (H1N1), A (H3N2) e B. “A vacinação contra influenza, mesmo quando a eficácia é reduzida, pode impedir milhares de internações. Existem evidências de que a vacinação reduz em pelo menos dois dias o tempo de hospitalização, um benefício substancial tanto do ponto de vista individual, como para a sociedade”, destaca Amariles Borba.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1078/fms-fara-campanha-de-vacinacao-contra-gripe-em-maio