Prefeitura garante em audiência melhorias para Centro de Zoonoses da capital

O prefeito Firmino Filho já autorizou a reforma do atual Centro

Prefeitura garante em audiência melhorias para Centro de Zoonoses da capital
Atendendo solicitação da Câmara Municipal de Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, prestou esclarecimentos hoje (13), em audiência proposta pela vereadora Teresa Britto, sobre a estrutura e os procedimentos realizados pelo Centro de Zoonoses da capital.

A gerente do Centro de Zoonoses de Teresina, Oriana Bezerra, apresentou aos vereadores presentes na audiência o organograma do Centro, os programas de saúde coordenados pela Gerência de Zoonoses, os programas que deverão ser implantados, a atual estrutura da Gerência, a procedência dos animais atendidos pela Zoonoses, o destino dado a esses animais, a definição dos procedimentos, que seguem protocolos do Conselho Federal de Medicina Veterinária, o fluxo de exames, ações de controle vetorial, bem como o projeto de construção de um novo Centro de Correição.

“Temos um compromisso com a saúde pública em Teresina. Dessa forma, realizamos uma série de ações na Gerência de Zoonoses que não se resume apenas em recolhimento de cães e gatos com potencial de transmitir doenças à população. Desenvolvemos atividades inerentes aos Programas de Controle de Raiva, Leishmaniose Visceral, Dengue, Animais Sinantrópicos, Roedores, Animais Peçonhentos, Educação em saúde, entre outras. O Centro de Zoonoses quando foi construído atendia a demanda de Teresina, com o passar dos anos essa demanda cresceu e nossa estrutura ficou um pouco pequena, mas o prefeito Firmino Filho já autorizou a reforma do atual Centro e estamos aguardando a liberação de recurso para a construção de um novo Centro de Correição, que já está com projeto pronto esperando para o início das obras”, destacou.

Atualmente a Gerência de Zoonoses de Teresina coordena programas de controle da Dengue, Febre Amarela e Chikungunya; Leishmaniose Visceral; Animais Sinantrópicos; Roedores; Animais Peçonhentos; Raiva Canina; Raiva dos Herbívoros; Quirópteros e Animais Errantes. Além disso, oferece serviço de Orientação Clínica à comunidade, bem como realiza exames para o diagnóstico de Raiva, Leishmaniose e Entomologia. A FMS pretende implantar também programas de controle de natalidade de pequenos animais, Malária, Chagas e Esquitossomose.

“Temos ainda muitos desafios na Gerência de Zoonoses, mas também temos muitos serviços prestados à comunidade. Prova disso é que desde 1989 não temos nenhum caso de raiva humana na capital. Além disso, fazemos ações educativas em toda cidade para o controle e prevenção de doenças como a Dengue, tanto que a coordenação de Educação em Saúde da FMS já está com agenda de palestras fechada para o mês de abril. Mas ainda temos grandes metas, como a implantação de um programa de controle de natalidade de animais de pequeno porte e criar meios de responsabilizar o cidadão que abandona animais. Estamos dispostos a colaborar e contamos também com apoio de todas as instituições protetoras de animais para nos ajudar nessa missão”, afirmou Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

A vereadora Teresa Britto agradeceu as informações prestadas e cobrou do poder público a criação de políticas públicas voltadas para a proteção dos animais.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1076/prefeitura-garante-em-audiencia-melhorias-para-centro-de-zoonoses-da-capital