Prevenção ao suicídio: Teresina tem atendimento gratuito especializado

Prefeitura de Teresina mantém o referido serviço no Lineu Araújo

Desde setembro de 2014 a população de Teresina tem à sua disposição o ambulatório Provida, voltado para o atendimento de pessoas com ideias suicidas ou que tentaram o suicídio recentemente. A Prefeitura de Teresina mantém o referido serviço no Lineu Araújo, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, com uma equipe formada por um médico e dois psicólogos. O atendimento inicial não precisa de marcação de consulta. Sentindo a necessidade, a pessoa pode procurar diretamente o serviço e ser atendido por um profissional da equipe.
“Quando o paciente chega ele passa por uma consulta com psicólogo e outra com psiquiatra e depois é encaminhado para o tratamento adequado”, disse a Daianny Rego, psiquiatra do Provida.
Ela informa ainda que o tratamento é realizado através de acompanhamento semanal durante três meses. Após esse período, de acordo com avaliação médica, a pessoa pode ser encaminhada para complementação do tratamento na Rede de Atenção Psicossocial do município.
Até dezembro de 2014 o Provida acolheu (conversa inicial) 83 pessoas e 69 casos estão em tratamento. As mulheres foram maioria na procura por atendimento: 67,8%. A faixa etária é bastante variável, com uma pequena predominância entre os jovens de 20 a 29 anos, correspondendo a 28,8%. Das pessoas atendidas, 45,76% já haviam tentado o suicídio uma vez e 28,81 já haviam planejado, mas não executado a tentativa.
“Nosso trabalho tem surtido um efeito positivo, 85% das pessoas atendidas nunca tinham procurado ajuda e foram motivadas pela existência do programa. Até o momento conseguimos tirar do período de crise todos os pacientes atendidos”, destaca Daianny Rego.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1074/prevencao-ao-suicidio-teresina-tem-atendimento-gratuito-especializado