Só 24% consomem frutas: Guia gratuito estimula mudança de hábito alimentar

Guia está disponível no endereço http://portalsaude.saude.gov.br

Só 24% consomem frutas: Guia gratuito estimula mudança de hábito alimentar
O Ministério da Saúde divulgou ontem (07), no Dia Mundial da Saúde, que apenas 24,1% dos brasileiros ingerem a quantidade de frutas e hortaliças recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A quantidade recomendada é 400 gramas diários, em cinco ou mais dias da semana. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) já apresentou à população teresinense a segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira, que está disponível gratuitamente no endereço http://portalsaude.saude.gov.br e visa promover a saúde e a boa alimentação.
O estudo divulgado pelo Ministério da Saúde mostra também que 29,4% da população consome carne com excesso de gordura. Os homens ingerem duas vezes mais: 38,4%. Entre as mulheres o índice é 21,7%. Os números indicam também que o brasileiro tem diminuído a ingestão de refrigerante – ítem que caiu 20% nos últimos seis anos. Entretanto, mais de 20% da população ainda toma desse tipo bebida cinco vezes ou mais na semana. Os dados fazem parte da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2014.
Segundo Theonas Gomes, chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da FMS, a população pode e deve orientar sua alimentação pelo Guia Alimentar disponibilizado pelo Ministério da Saúde e apresentado pela Fundação de Saúde de Teresina. “O Guia orienta as pessoas a consumirem mais frutas e hortaliças, além de incentivá-las a optarem por refeições caseiras e evitarem alimentação em redes de fast food e produtos prontos que dispensam preparação culinária, como sopas de pacote, pratos congelados prontos para aquecer, molhos industrializados e misturas prontas para tortas”, disse ela.
Outras recomendações são o uso moderado de óleos, gorduras, sal e açúcar ao temperar e cozinhar alimento e o consumo limitado de alimentos processados, como queijos, embutidos e conservas, utilizando-os, preferencialmente, como ingredientes ou parte de refeições. Na hora da sobremesa, o ideal é preferir as caseiras, dispensando as industrializadas.
Destaque especial é dado às circunstâncias que envolvem o ato de comer, aconselhando-se regularidade de horário, ambientes apropriados e, sempre que possível, companhia. O ideal é desfrutar a alimentação, evitar a refeição assistindo à televisão, falar ao celular, ficar em frente ao computador ou atividades profissionais.
“As principais doenças que atualmente acometem os brasileiros deixaram de ser agudas e passaram a ser crônicas. Por esse motivo, devemos nos atentar mais à nossa alimentação”, explicou Theonas Gomes.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os governos formulem e atualizem periodicamente diretrizes nacionais sobre alimentação e nutrição, levando em conta mudanças nos hábitos alimentares e nas condições de saúde das pessoas.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1071/so-24-consomem-frutas-guia-gratuito-estimula-mudanca-de-habito-alimentar