Comunidade participa de atividades do Dia Mundial da Saúde

Dia Mundial da Saúde é comemorado hoje (07).

Comunidade participa de atividades do Dia Mundial da Saúde
A Prefeitura de Teresina promoveu diversas atividades alusivas ao Dia Mundial da Saúde, que é comemorado hoje (07). Banda musical, grupos de dança, capoterapia, feira com produtos naturais, aferição de pressão arterial, teste glicêmico, dicas de higiene bucal e aplicação de flúor, além de realização de uma caminhada com a comunidade, tudo isso foi ofertado à população de todas as zonas da capital na manhã desta terça-feira.
“A saúde requer um completo bem-estar físico, social e mental, não só ausência de enfermidades, e a caminhada faz parte desse bem-estar físico. Por isso a importância de uma atividade como essa junto à comunidade”, disse o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luciano Nunes, ao participar do evento realizado no Planalto Uruguai, zona Leste, onde a Banda 16 de Agosto foi a atração musical da praça principal do local.
A abertura do evento aconteceu com uma caminhada, que saiu da Unidade Básica de Saúde do Planalto Uruguai em direção à praça, onde aconteceram as demais atrações do dia, incluindo a apresentação de dança do grupo da Casa de Metara.
O tema mobilizador das ações do Dia Mundial da Saúde deste ano foi "Alimento seguro: do campo à mesa". Para dona Mara Marta, 73 anos, a manhã de atividade física e orientações sobre hábitos saudáveis foi muito proveitosa. “Sempre participo das ações do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) aqui da UBS. Gosto muito. Me sinto muito bem”, afirmou ela.
“Ações como essas servem para fazer a população perceber que atividade física e alimentação saudável promovem saúde. O NASF é aberto a todos. Claro, pelo que se pode ver, as pessoas da terceira idade aderem mais ao nosso projeto. Mas todas as pessoas são convidadas a participarem”, falou a educadora física do NASF Leste, Roberta Pompeu.
Não só no bairro Planalto Uruguai, mas em todas as regiões da cidade aconteceram atividades alusivas ao Dia Mundial da Saúde. Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizaram junto às comunidades práticas corporais e de alimentação saudável em articulação com a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS) e com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL).
A Unidade Básica de Saúde do Poty Velho, zona Norte, realizou atividades junto à comunidade. Capoterapia, apresentações de dança do Centro de Convivência Marly Sarney, apresentação cultural da Unidade Escolar Petrônio Portela e apresentação de dança do grupo de mulheres do bairro foram algumas das atividades. A equipe da Estratégia Saúde da Família realizou palestras informativas, distribuição de panfletos com informações sobre saúde e de kits de saúde bucal e os profissionais ainda realizaram orientações nutricionais e de atividade física. Houve também exposição e comercialização de alimentos saudáveis, de hortas e cooperativas do território.
A SEMEL mobilizou todas as academias públicas da cidade. As referências foram as academias do Taquari, Saci e Mocambinho. Cada Regional de Saúde articulou junto às Unidades Básicas de Saúde para que a atividade fosse realizada em conjunto.
A Unidade Básica do Portal da Alegria, zona Sul, fez concentração no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), onde aconteceu uma aula de ginástica e dança, orientações de saúde pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família, avaliação nutricional, distribuição de receitas de comidas saudáveis, exposição de alimentos naturais de hortas e cooperativas do território, além de uma mesa demonstrativa sobre alimentação cariogênica e distribuição de kits de saúde bucal e aplicação tópica de flúor.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1069/comunidade-participa-de-atividades-do-dia-mundial-da-saude