Projeto Sala de Espera leva informação à UBS do Angelim

O projeto acontece quinzenalmente.

Projeto Sala de Espera leva informação à UBS do Angelim
Uma iniciativa da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Angelim, vinculada à Fundação Municipal de Saúde (FMS), está trazendo informação aos seus usuários que esperam atendimento médico e odontológico. O projeto Sala de Espera acontece quinzenalmente e promove palestras sobre temas de saúde diversos para orientar a população.

A ideia é da coordenadora da UBS do Angelim, Graci Mendes, baseada em um projeto que ela desenvolveu na faculdade em que estudou. “Nós observamos uma ociosidade dos usuários da UBS enquanto não chegava sua vez de receber atendimento e que seria interessante preencher este tempo com alguma ação educativa”, contou. Ela conversou com as equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) que atuavam no local e eles passaram a organizar rodas de conversa e outras atividades.

Os temas são escolhidos de acordo com um mapeamento das principais patologias observadas entre a população. Hipertensão, tuberculose e doenças sexualmente transmissíveis foram alguns dos assuntos que já entraram em pauta; para os próximos encontros o plano é abordar questões como diabetes, saúde bucal e alimentação saudável. “Também estamos ouvindo a população para saber sobre o que eles desejam ter mais informações”, explicou Graci Mendes.

Ainda segundo a coordenadora, a receptividade tem sido boa. Os agentes comunitários de saúde informam a comunidade sobre a data e tema da próxima atividade e todos são convidados a participar, mesmo que não tenham atendimento marcado para aquele dia. “Acho importante termos lições de saúde aqui na unidade”, elogia a usuária Domingas Rodrigues, “Por isso, palestras são sempre bem vindas”, completou.

O objetivo do projeto é promover uma aproximação entre usuário e sistema público de saúde. “Queremos ouvir os anseios deles e direcionarmos nosso trabalho neste sentido”, contou o presidente da FMS, Luciano Nunes. “Por isso, iniciativas como esta são importantes para realizarmos esta troca de experiências”, acrescentou.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1060/projeto-sala-de-espera-leva-informacao-a-ubs-do-angelim