PMT orienta alunos da rede municipal sobre Dengue e Chikungunya

Profissionais de saúde proferiram palestra à comunidade sobre o tema Dengue e Chikungunya

PMT orienta alunos da rede municipal sobre Dengue e Chikungunya
A Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, realizou na manhã desta quinta-feira, 26, uma ação educativa contra Dengue e a Febre Chikungunya na região do Anita Ferraz, zona Leste da capital. A atividade aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do local e também na escola municipal Delfina Borralho Boa Vista.
Na UBS, profissionais de saúde proferiram palestra à comunidade sobre o tema Dengue e Chikungunya e distribuíram kits com sacos de lixo, hipoclorito de sódio e folders educativos. Na escola, as crianças ouviram palestra educativa de como prevenir a proliferação do mosquito da Dengue e puderam ver de perto larvas do mosquito e materiais que podem servir de acúmulo de água.
“Achei legal. A gente tem que esvaziar os potes que tem água e limpar o quintal para o mosquito da Dengue não crescer”, explicou Thiago Henrique, estudante de 7 anos, da escola municipal Delfina Borralho Boa Vista.
O coordenador da UBS Anita Ferraz, Henrique Castelo branco, também esteve presente na atividade da unidade educacional Delfina Borralho Boa Vista e falou da importância de atividades como essa para prevenção do aumento no número de casos de Dengue e Febre Chikungunya. “Nós, das unidades de saúde e das escolas, precisamos promover sempre atividades de conscientização para a população. Só poderemos diminuir e, até mesmo, acabar com os casos de Dengue se todos, setores públicos e população, fizerem sua parte”, disse ele.
Teresina já notificou este ano 606 casos de Dengue e 35 casos suspeitos da Febre Chikungunya, que é uma doença parecida com a dengue. A Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS ainda não confirmou nenhum caso de Febre Chikungunya em Teresina, mas o resultado de exames laboratoriais estão sendo aguardados.
A coordenação da UBS Anita Ferraz solicitou a ação de mobilização junto à comunidade, pois percebeu um significativo aumento no número de casos de dengue naquela região.
A coordenadora de Educação em Saúde da FMS, Júlia Mesquita, falou que as pessoas que estavam na Unidade de Saúde, assim como os alunos da escola Delfina Borralho Boa Vista, devem ser multiplicadores das informações repassadas para que o combate à Dengue a Chikungunya seja mais eficaz na localidade e os números de casos das doenças não cresçam entre a população.
O Núcleo de Educação em Saúde da FMS desenvolve ações permanentes de educação em saúde em parcerias com escolas, hospitais, organizações da sociedade civil e outros órgãos públicos e privados, com o objetivo de despertar em toda a sociedade o espírito de contribuição coletiva para minimização dos índices vetoriais de doenças consideradas graves problemas de saúde pública.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1058/pmt-orienta-alunos-da-rede-municipal-sobre-dengue-e-chikungunya