Prefeitura realiza atividade para evitar aumento do número de casos de Dengue

Ação acontecerá amanhã (26), a partir das 8h, na UBS do Anita Ferraz.

Prefeitura realiza atividade para evitar aumento do número de casos de Dengue
Teresina já notificou, somente este ano, 606 casos de Dengue e 35 casos suspeitos da Febre Chikungunya, que é uma doença parecida com a Dengue. Nenhum caso de Chikungunya foi confirmado, mas os resultados de exames laboratoriais estão sendo aguardados.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai realizar amanhã (26) uma ação educativa contra a Dengue e a Febre Chikungunya na região do Anita Ferraz, zona Leste da capital. A atividade acontecerá na Unidade Básica de Saúde (UBS) do local e também na Escola Municipal Delfina Borralho Boa Vista, a partir das 8h.
A coordenação da UBS Anita Ferraz solicitou a ação de mobilização junto à comunidade, pois percebeu um significativo aumento no número de casos de Dengue naquela região. “Durante toda esta semana estamos distribuindo kits educativos contra a Dengue e Chikungunya, contendo material informativo de como prevenir as doenças, sacos de lixo e hipoclorito de sódio. Amanhã será o Dia D da mobilização”, explicou o coordenador da unidade de saúde, Henrique Castello Branco.
A coordenadora de Educação em Saúde da FMS, Júlia Mesquita, afirma que a comunidade que participar do evento de amanhã, assim como os alunos da escola Delfina Borralho Boa Vista, devem ser multiplicadores das informações repassadas para que o combate à Dengue e à Chikungunya sejam mais eficazes na localidade e os números de casos das doenças não cresçam entre a população. “Somente com a ajuda das pessoas poderemos combater os mosquitos transmissores da Dengue a da Febre Chikungunya”, disse ela.
O Núcleo de Educação em Saúde da FMS desenvolve ações permanentes de educação em saúde em parcerias com escolas, hospitais, organizações da sociedade civil e outros órgãos públicos e privados, com o objetivo de despertar em toda a sociedade o espírito de contribuição coletiva para minimização dos índices vetoriais de doenças consideradas graves problemas de saúde pública.
A Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS ainda não confirmou nenhum caso de Febre Chikungunya em Teresina. “Mas devemos ficar em alerta e focarmos na prevenção. Já notificamos 35 casos suspeitos da Febre Chikungunya. Três desses casos já foram descartados através de resultados de exames e 32 estão em análise no laboratório do Instituto Evandro Chagas”, afirmou a diretora de vigilância em saúde da FMS, Amariles Borba.
Amariles completa que a atenção ao lixo doméstico é importantíssima no combate à Dengue e Chikungunya, pois mesmo uma tampa de garrafa pode acumular água e ser favorável à reprodução do Aedes Aegypti.
O Ministério da Saúde divulgou novo mapa da Dengue, onde 340 municípios brasileiros são apontados como locais de risco para ocorrência de epidemia da doença. Teresina é apontada como umas das três capitais do país com situação satisfatória, as outras duas são João Pessoa (PB) e Brasília (DF). No Piauí, 55 municípios estão em situação de risco.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1055/prefeitura-realiza-atividade-para-evitar-aumento-do-numero-de-casos-de-dengue