Prefeitura desenvolve ações para controle da coqueluche

A imunização é administrada em três doses

Crises de tosse seca e prolongada são os principais sintomas da coqueluche, doença cujo número de ocorrências tem crescido no mundo inteiro. A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), tem realizado atividades de vigilância da doença, de forma a controlar os casos na capital.
No ano de 2015, até o momento, foram notificados 25 casos de coqueluche na capital. Cerca de metade da incidência ocorreu em crianças menores de um ano de idade – especialmente abaixo dos dois meses, idade em que ela recebe a primeira dose da vacina pentavalente, que protege contra esta e outras doenças. A imunização é administrada em três doses, aos dois, quatro e seis meses. “Por isso, pedimos aos pais que estejam atentos ao cartão de vacinação de seus filhos, para que eles recebam todas as doses das vacinas previstas no calendário e estejam protegidos”, alerta a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.
“O aumento no número de casos segue um ciclo já previsto pelas autoridades de saúde e ocorreu não somente em Teresina, mas também em outros municípios piauienses, bem como no Brasil e no mundo” informa a diretora. Ela atribui os números a três fatores: a eficácia da vacina, que não é tão alta quanto outras; à redução progressiva da imunidade específica ao longo da vida; e à redução da cobertura vacinal em alguns locais do mundo.
Estudos e pesquisas têm sido desenvolvidas para melhorar a eficácia da vacina, mas até que isso ocorra estão sendo intensificadas as ações de imunização, bem como as atividades de vigilância do agravo. Para realizar o controle da coqueluche no município, a FMS promoveu capacitações sobre assistência, vigilância epidemiológica e imunização, bem como elaborou e distribuiu um informe epidemiológico e outros materiais de orientação para toda a rede de saúde pública e privada.
Além disso, todas as salas de vacina estão abastecidas e prontas para imunizar não apenas as crianças como também as gestantes, que recebem a vacina DTPa (contra coqueluche, difteria e tétano) a partir da 27ª semana de gestação. “Trata-se de uma vacina segura, aprovada pela Sociedade Brasileira de Imunologia e Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, e que protege tanto a mãe como o bebê que vai nascer”, ressalta Amariles Borba.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1052/prefeitura-desenvolve-acoes-para-controle-da-coqueluche