Dia de combate à tuberculose será marcado por ação no Shopping da Cidade

Profissionais da Fundação Municipal de Saúde estarão com um estande na entrada do local

Em alusão ao Dia de Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado no dia 24 de março, a Prefeitura de Teresina promove nesta data um momento de atendimento e orientações sobre a doença. Será no Shopping da Cidade, das 8h às 13h.
Na ocasião, os profissionais da Fundação Municipal de Saúde (FMS), médicos e enfermeiros, estarão com um estande na entrada do local tirando dúvidas, distribuindo material educativo e solicitando encaminhamentos para exames de pessoas com sintomas da doença. “Nosso objetivo é fazer a divulgação da tuberculose, para que a população fique ciente dos riscos e procure o sistema de saúde em casos de suspeita”, explica o infectologista Gilvan Carvalho, coordenador do Programa Municipal de Controle da Tuberculose.
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa produzida por uma bactéria (bacilo), transmitida pelas vias respiratórias, que acomete principalmente os pulmões, mas também se dissemina para outros órgãos. Pessoas que apresentam tosse com expectoração por três semanas ou mais podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima e realizar o exame para confirmar o diagnóstico, dando início em seguida ao tratamento com medicamentos disponíveis na atenção básica.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, Teresina apresentou uma taxa de apenas 4,8% de mortalidade por tuberculose entre os casos registrados em 2013. “Os dados de 2014 ainda estão em aberto, pois o tratamento é longo e o sistema de saúde oferece um prazo de 15 meses para que eles sejam computados”, informa Gilvan Carvalho.
No ano de 2013, nossa cidade apresentou uma taxa de abandono do tratamento da doença de apenas 7,6%. Para Gilvan Carvalho, estes dados mostram o compromisso dos portadores em seguí-lo corretamente. “O processo dura seis meses, mas apresenta uma evolução rápida e em cerca de 30 dias o paciente já não transmite a doença”, afirma. No ano passado, a FMS identificou 278 novos casos de tuberculose na cidade.
“O tratamento de tuberculose é gratuito e garante uma cura completa, sem riscos de recidivas”, afirma Gilvan Carvalho. “Quanto antes a doença for identificada e o tratamento iniciado, melhor”, completa.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1051/dia-de-combate-a-tuberculose-sera-marcado-por-acao-no-shopping-da-cidade