Prefeitura dá início à Semana da Água com ação em Centros de Educação Infantil

Abertura foi na manhã de hoje (16) no CMEI Natureza.

Prefeitura dá início à Semana da Água com ação em Centros de Educação Infantil
Ensinar desde cedo a importância da água para o meio ambiente. É com este pensamento que a Prefeitura de Teresina está organizando atividades educativas durante a Semana da Água em alguns Centros Municipais de Educação Infantil. A abertura foi na manhã de hoje (16) no CMEI Natureza, que fica no bairro Risoleta Neves, zona Norte da capital.
A ação é uma parceria da Fundação Municipal de Saúde (FMS) com as secretarias municipais do Meio Ambiente (SEMAM) e Educação (SEMEC). Os técnicos promoveram brincadeiras, exibiram desenhos animados e deram orientações às crianças, pais e professores sobre como tratar a água. Raniere Carvalho, biólogo da FMS, acredita no potencial das crianças em aprender sobre o assunto e repassar aos familiares. “A ideia é plantar uma sementinha e formar pequenos agentes multiplicadores, que levarão o que aprenderam em sala de aula aos adultos que vivem com eles” explica.
O CMEI Natureza tem cerca de 60 alunos entre três e cinco anos de idade que ficam em contato direto com a flora, pois o centro está localizado dentro do Parque Ambiental. “Nós já trabalhamos com esta temática ambiental e procuramos enfatizar o assunto na educação das crianças, para conscientizá-las sobre a preservação do meio ambiente”, afirma a diretora Carmem Célia Pires. “Alguns ensinamentos elas já põem em prática naturalmente, como evitar o desperdício ao lavar as mãos e escovar os dentes”, enumera.
O secretário de Meio Ambiente do município, Aluísio Sampaio, também esteve presente no evento e ressaltou a atualidade do tema. “Esta semana traz para pauta uma discussão em nível mundial, que é o uso consciente da água. Devemos formar pessoas com esta consciência para evitar o problema da falta de água no mundo”, disse o secretário.
Amanhã (17) as equipes estarão na Vila do Gavião, visitando o CMEI Maria do Amparo. Na quarta-feira (18) será a vez do CMEI Clemente Fortes, no bairro Promorar. A semana será encerrada com um evento no Parque da Cidade no dia 19, às 8h, desta vez voltado à comunidade.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1050/prefeitura-da-inicio-a-semana-da-agua-com-acao-em-centros-de-educacao-infantil