Teresina está em situação satisfatória para Dengue, diz Ministério da Saúde

A capital é apontada como umas das três capitais do país com situação satisfatória

O Ministério da Saúde divulgou novo mapa da Dengue, onde 340 municípios brasileiros são apontados como locais de risco para ocorrência de epidemia da doença. Teresina é apontada como umas das três capitais do país com situação satisfatória, as outras duas são João Pessoa (PB) e Brasília (DF). No Piauí, 55 municípios estão em situação de risco.
A Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), realiza permanentemente ações educativas em saúde, dentre elas as de prevenção à Dengue e Chikungunya. “A educação em saúde é uma ferramenta importante para promoção do bem estar da população e garantia dos direitos humanos fundamentais”, disse Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde.
A diretora completa que a atenção ao lixo doméstico é importantíssima no combate à Dengue e Chikungunya, pois mesmo uma tampa de garrafa pode acumular água e ser favorável à reprodução do Aedes aegypti.
O Núcleo de Educação em Saúde da FMS desenvolve ações permanentes de educação em saúde em parcerias com escolas, hospitais, organizações da sociedade civil e outros órgãos públicos e privados, com o objetivo de despertar em toda a sociedade o espírito de contribuição coletiva para minimização dos índices vetoriais de doenças consideradas graves problemas de saúde pública.
A FMS notificou durante todo o ano de 2014: 3.965 casos suspeitos de dengue em Teresina. Nos três primeiros meses de 2015 (de 1° de janeiro a 4 de março) foram notificados 225 casos suspeitos de dengue na capital. Os cinco bairros mais afetados pela Dengue este ano são: Santa Maria da Codipi, com 36 casos; Satélite, com 9 casos; Itararé, com 9 casos; Monte Verde, com 8 casos; Santo Antônio, com 7 casos.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1049/teresina-esta-em-situacao-satisfatoria-para-dengue-diz-ministerio-da-saude