Prefeitura de Teresina garante distribuição de vacinas

As vacinas são disponibilizadas de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Manter a capital sempre abastecida com as vacinas disponibilizadas pelo serviço público de saúde é uma das prioridades da Prefeitura de Teresina, que realiza este trabalho por meio da Rede de Frio, que é administrada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A função da Rede de Frio é gerenciar a conservação e distribuição das vacinas em Teresina, que são disponibilizadas de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação e a programação anual de campanhas estabelecida pelo Ministério da Saúde. De lá, elas são distribuídas para as 104 salas de vacinação, que se localizam em Unidades Básicas de Saúde e hospitais em todas as zonas da capital.

A quantidade de doses enviada a cada sala segue uma estimativa de número de pessoas a serem imunizadas em um certo período de tempo, estabelecida por cada Unidade de Saúde. “Em caso de falta, a unidade solicita um reforço de estoque, que é reposto imediatamente”, informa a coordenadora da Rede de Frio da FMS, Deusamar Meneses.

Temperatura é um fator crucial para a conservação. Os frascos são enviados pelo Ministério da Saúde em caixas de isopor com gelo e um termômetro para a manutenção constante da temperatura. “Para garantirmos a integridade das doses, todo o transporte só pode ser realizado desta forma”, afirma Deusamar Meneses. Uma vez recebidas pela Rede de Frio, elas são armazenadas em refrigeradores até serem entregues às unidades, onde estão disponíveis geladeiras comuns com aparelhos para monitoração da temperatura, que variam de acordo com o tipo de vacina.

“Algumas unidades localizadas em locais com instabilidade de energia elétrica temem que seu estoque seja perdido, por isso vão pedindo parcialmente, de acordo com a demanda”, esclarece Deusamar Meneses. Para isso, a rede está aberta 24 horas com funcionários de plantão para recolher as vacinas imediatamente em caso de queda de energia.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1042/prefeitura-de-teresina-garante-distribuicao-de-vacinas