Prefeitura de Teresina monitora água para consumo humano

Laboratório de Águas está em funcionamento desde o começo do mês de fevereiro.

Prefeitura de Teresina monitora água para consumo humano
A Prefeitura de Teresina colocou em funcionamento no mês de fevereiro o Laboratório de Águas de Teresina Dr. Klebert Passos, vinculado à Fundação Municipal de Saúde (FMS). Um controle maior da água disponibilizada para consumo humano será realizado pela equipe que compõe o local.
A água para consumo humano em Teresina já era monitorada, mas as amostras eram coletadas pela Prefeitura e encaminhadas para serem analisadas em laboratório estadual. “Agora vamos realizar todo o processo: coleta e análise das amostras de água”, afirma a gerente de Vigilância Ambiental da FMS, Lina Vera Oliveira Aragão.
Ao todo, quatro biólogos e quatro técnicos de saneamento fazem o monitoramento de todas as formas de abastecimento de água que os seres humanos têm acesso, desde a água distribuída pela Agespisa até os caminhões pipas e poços. “A finalidade do laboratório é de vigilância, pois o controle da qualidade da água é feito pelas distribuidoras de água”, explicou Lina Vera.
O controle da água realizado pela concessionária de Teresina é auditado pelo laboratório da FMS. O laboratório realiza também inspeções sanitárias nas Estações de Tratamento de Água (ETAs), investiga situações de surtos e a sua relação com doenças de veiculação hídrica, identifica eventos que condicionam e/ou determinam situações de risco para a saúde ambiental relacionado à água de consumo humano e realiza o monitoramento ambiental para o vibrião colérico.
“Atualmente, nós realizamos também coleta de água em locais onde há grandes concentrações de pessoas, como escolas, rodoviárias, aeroportos, hospitais, creches e mercados”, afirmou o biólogo do Laboratório de Águas, Josué Almeida.
PADRÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
O biólogo Raniere Carvalho, que chefia a equipe do Laboratório de Águas de Teresina, explicou que as instalações físicas do laboratório foram pensadas de maneira a favorecer a eficiência no processamento das amostras, sendo dividida em recepção de amostras, laboratório de bacteriologia, laboratório de físico-químico, sala de lavagem, sala de autoclavação, almoxarifado, sala de técnicos e gerência.
“Nós seguimos os parâmetros básicos para a classificação de potabilidade da água, segundo a Portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde”, falou.
O Laboratório de Águas de Teresina faz parte do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), estruturado a partir dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que desempenha um papel importante para garantir a qualidade e segurança da água para consumo humano no Brasil.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1034/prefeitura-de-teresina-monitora-agua-para-consumo-humano