FMS e Conselho Municipal de Saúde discutem plano de combate à dengue

O plano traz as principais ações para 2015

FMS e Conselho Municipal de Saúde discutem plano de combate à dengue
Os técnicos da Diretoria de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS) reuniram-se na manhã de hoje (20), com representantes do Conselho Municipal de Saúde para discutirem o Plano de Contingência da Dengue e Chikungunya para o ano de 2015.

O plano traz as principais ações que serão tomadas pelo serviço de saúde municipal para a prevenção, combate e tratamento das doenças transmitidas pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. Ele mobiliza diversos setores do município para investigar os novos casos de dengue e chikungunya que possam surgir nos hospitais, bem como realizar busca ativa na comunidade, controlar a proliferação dos mosquitos por meio de visitas a imóveis e terrenos, borrifação de inseticida e a realização do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), que ajuda a definir a estratégia a ser tomada pela FMS.

“Com a ameaça da chegada da chikungunya ao nosso estado, é importante que nossos cuidados sejam redobrados. Por isso, estamos buscando a ajuda de todos os setores da sociedade”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba. Para isso, foi pedida a colaboração do Conselho Municipal de Saúde, órgão responsável por apreciar as ações de saúde executadas pelo município, fiscalizá-las e propor sugestões.

Para o conselheiro Afonso Ribeiro, a reunião foi significativa porque dá os meios para que toda a sociedade se torne participante do combate à dengue e chikungunya. “É importante que haja a escuta e participação do controle social, pois as campanhas são responsabilidade de todos”, diz.

Escolas

As equipes de saúde começaram suas ações em 2015 com a campanha “Volta às aulas sem dengue e chikungunya”. Para a próxima semana, estão agendadas visitas a mais de 20 escolas municipais, em todas as zonas da cidade. Os profissionais estão realizando distribuição de material educativo e repassando orientações sobre as melhores formas de combater os mosquitos transmissores, contribuindo assim para uma escola saudável e sem riscos para as crianças e adolescentes.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1032/fms-e-conselho-municipal-de-saude-discutem-plano-de-combate-a-dengue