Prefeitura promove capacitação sobre suicídio

Será abordada a questão da prevenção, tratamento e acompanhamento adequados a usuários e famílias

Prefeitura promove capacitação sobre suicídio
Durante a próxima semana, os profissionais atuantes nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) passarão por uma capacitação sobre a abordagem da temática do suicídio com seus pacientes. Os treinamentos, que durarão o dia inteiro nas sedes de cada CAPS, estão sendo organizados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Será abordada a questão da prevenção, tratamento e acompanhamento adequados para as pessoas com ideias ou histórico de tentativas de suicídio, bem como o suporte a suas famílias. “Nos dias 4 e 5 de fevereiro, realizamos o treinamento nos CAPS das zonas Leste e Norte, com grande adesão dos profissionais”, informa Isabel Carvalho Costa, da Gerência de Atenção Psicossocial da FMS.
Equipes dos órgãos de notificação e trabalho do problema também estarão presentes, como a Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos não-transmissíveis – GEVIDANT e o Ambulatório Especializado de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio – Provida, que funciona do Lineu Araújo.
As aulas serão ministradas pelo psicólogo e mestre em antropologia Carlos Henrique de Aragão Neto. Doutorando em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB), onde trabalha com a temática da prevenção ao suicídio e intervenção em crise, ele atua ainda como supervisor de casos clínicos e palestrante de temas da tanatologia (estudo da morte), com ênfase em suicídio e luto.
Capacitação sobre suicídio.
Horário: manhã e tarde
Locais:
Dia 23/02 – CAPS AD
Dia 24/02 – CAPS II Sul
Dia 25/02 – CAPS III
Dia 26/02 – CAPS II Sudeste

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1031/prefeitura-promove-capacitacao-sobre-suicidio