Vigilância Sanitária faz balanço de trabalho durante o Corso

As irregularidades mais recorrentes dizem respeito ao mau acondicionamento dos produtos alimentícios

Vigilância Sanitária faz balanço de trabalho durante o Corso
A Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) esteve presente durante o Corso de Teresina fiscalizando os ambulantes e os produtos que estiveram à venda para os foliões.

A Gevisa apreendeu e inutilizou, durante a festa, 156 latas de cerveja com prazo de validade ultrapassados, 29 garrafas de água mineral vencidas, 85 bisnagas de maionese e ketchup, além de 30 espetos de frango acondicionados em balde de produto químico, entre outras apreensões de menor volume.

“As irregularidades mais recorrentes que encontramos dizem respeito ao mau acondicionamento dos produtos alimentícios. Barracas com carne, calabresa e salsicha em temperatura ambiente eram alertadas”, disse a técnica da Gevisa, Jeanine Seba.

Este ano, uma nova estratégia para identificar os ambulantes que estavam de acordo com as normas de higiene e conservação de alimentos foi utilizada pela Vigilância Sanitária. “Após a fiscalização, a Gevisa deu um colete atestando que os fiscais estiveram lá e que o local estava dentro dos padrões exigidos”, afirmou o presidente interino da Fundação Municipal de Saúde, Francisco Pádua.

O ambulante que recebeu colete cumpria aos requisitos determinados pela Vigilância Sanitária: não manipulavam alimentos e dinheiro ao mesmo tempo, todos os alimentos para venda estavam expostos corretamente e bem acondicionados e o local da venda estava limpo.

Os coletes tinham na frente a inscrição “A Vigilância Sanitária esteve aqui” e nas costas o número de contato da Vigilância para possíveis denúncias. Cada ambulante fiscalizado utilizou o colete como forma de informar que aquele local foi vistoriado. Foi uma segurança a mais para o consumidor, que rapidamente pode identificar um local seguro para sua alimentação.

“No corso, oito equipes de fiscais sanitários trabalharam observando o manuseio, acondicionamento e exposição correta dos alimentos. A higiene das barracas e dos vendedores, assim como a validade dos alimentos e uso de utensílios descartáveis também foram observados”, disse a técnica da Gevisa, Jeanine Seba. No carnaval a ação de fiscalização volta a ser realizada.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1028/vigilancia-sanitaria-faz-balanco-de-trabalho-durante-o-corso