Vigilância Sanitária vai identificar, com coletes, ambulantes fiscalizados

O colete atesta que os fiscais estiveram lá e que o local está dentro dos padrões exigidos.

A Vigilância Sanitária de Teresina vai utilizar durante o Corso e o Carnaval uma nova estratégia para identificar os ambulantes que estão de acordo com as normas de higiene e conservação de alimentos. Após a fiscalização, eles receberão um colete atestando que os fiscais estiveram lá e que o local está dentro dos padrões exigidos.

Os coletes terão na frente a inscrição “A Vigilância Sanitária esteve aqui” e nas costas o número de contato da Vigilância para possíveis denúncias. Cada ambulante fiscalizado deverá obrigatoriamente utilizar o colete como forma de informar que aquele local foi vistoriado. É uma segurança a mais para o consumidor, que rapidamente poderá identificar um local seguro para sua alimentação. Serão utilizadas cores diferentes para o Corso e para o carnaval, para que o ambulante não utilize o mesmo colete nas duas festas.

A Fundação Municipal de Saúde orienta os consumidores que mesmo o local já tendo sido fiscalizado é importante se manter atento as normas de higiene, manipulação e conservação dos alimentos. “Estamos disponibilizando de forma bem visível nos coletes, o número de telefone da Vigilância para denúncias. Qualquer irregularidade encontrada pode ser denunciada para que os fiscais entrem em ação. Além disso, teremos equipes de fiscais identificados na avenida durante as festas, que podem ser contactados na hora”, informa o presidente interino da Fundação Municipal de Saúde, Francisco Pádua.

No corso, oito equipes de fiscais sanitários irão trabalhar observando o manuseio, acondicionamento e exposição correta dos alimentos; a higiene das barracas e dos vendedores; validade dos alimentos e uso de utensílios descartáveis; procedência e validade das bebidas como água mineral, refrigerantes, cervejas e água de coco, que deverão estar lacradas.

Outro ponto observado é o acondicionamento de maionese, ketchup e molhos, que não devem estar disponíveis em bisnagas, e sim em sachês industrializados. Os alimentos não podem estar expostos a insetos, poeira e outros agentes contaminantes. Os produtos que estiverem fora das especificações serão recolhidos pelas equipes da Gerência de Vigilância Sanitária da FMS e os ambulantes serão cabíveis de penalidades como descredenciamento, suspensão e multa.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1026/vigilancia-sanitaria-vai-identificar-com-coletes-ambulantes-fiscalizados