Prevenção à Dengue e Chikungunya presente no Corso de Teresina

Profissionais da FMS estarão na avenida fazendo um trabalho educativo

O Ministério da Saúde instituiu o dia 07 de fevereiro, próximo sábado, como o segundo dia D de Combate a Dengue e Chikungunya. Em Teresina, como a data coincide com o dia do Corso, a Fundação Municipal de Saúde decidiu levar à avenida Raul Lopes mensagens de alerta aos foliões. Faixas com o tema “Caia na folia, mas não brinque com o mosquito” vão lembrar a importância da prevenção e da eliminação de focos do mosquito transmissor das doenças.

“Não podemos deixar de utilizar os espaços com grande movimentação para alertar as pessoas sobre os riscos da dengue e chikungunya. Vamos estar na avenida fazendo esse trabalho educativo”, explica a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde, Amariles Borba.

Em dezembro de 2014 foi realizado o primeiro dia D de Combate a Dengue e Chikungunya, com uma grande ação educativa no Shopping da Cidade e o lançamento de um mutirão de limpeza que percorreu 19 bairros de Teresina. A estratégia foi limpar a cidade para o período de chuvas, eliminando possíveis criadouros do Aedes Aegypti. Os mutirões retiraram mais de 220 toneladas de lixo das ruas percorridas.

Este ano, o trabalho ganha uma preocupação a mais com a chegada ao Brasil da febre chikungunya, transmitida pelo mesmo mosquito da dengue. O Piauí e Teresina ainda não registraram nenhum caso, mas em estados vizinhos, como a Bahia, já ocorreu a notificação da doença. “O perigo aumentou e temos que redobrar os cuidados, como verificar se a caixa d água está bem fechada, não acumular vasilhames no quintal, colocar areia nos pratos dos vasos de planta”, reforça Amariles Borba.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1024/prevencao-a-dengue-e-chikungunya-presente-no-corso-de-teresina