FMS define ação de prevenção de DSTs/AIDS no Corso

Serão distribuídos preservativos masculinos e femininos.

A Coordenação de DST/AIDS da Fundação Municipal de Saúde (FMS) já definiu a forma de atuação durante o Corso de Teresina, no próximo sábado (07). A equipe vai concentrar as ações em um stand localizado embaixo da Ponte Estaiada, onde ocorrerá a distribuição de preservativos e orientações sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Os trabalhos começam a partir das 14 horas.
“Queremos garantir um carnaval seguro aos foliões, sem risco de doenças”, destaca a coordenadora de DST/AIDS da FMS, Andrea Lopes. O uso do preservativo ainda é a forma mais eficaz de evitar a contaminação. Por isso, o foco principal da campanha neste período é a prevenção, com a distribuição de camisinhas masculinas e femininas.
A Fundação Municipal de Saúde dispõe de um milhão de preservativos para distribuição durante o carnaval, sendo que 300 mil já foram direcionados para reforçar o estoque nas Unidades Básicas de Saúde de Teresina e nos hospitais municipais. A entrega do preservativo é feita sem nenhuma burocracia e sem limite de quantidade.
De acordo com a Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP), divulgada na semana passada pelo Ministério da Saúde, a maioria dos brasileiros (94%) sabe que a camisinha é a melhor forma de prevenção às DST e AIDS, mesmo assim, 45% da população sexualmente ativa do país não usou preservativo nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses. “O sexo sem prevenção é um risco para a saúde. Doenças como sífilis, gonorréia, hepatites B e C, além da AIDS, são transmitidas através da relação sexual”, informa a diretora de Vigilância em Saúde, Amariles Borba.
Algumas DSTs podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher, ou seja, a pessoa pode transmitir a doença sem saber que está contaminado. Neste caso, se fizerem sexo sem camisinha, devem procurar o serviço de saúde para consultas com um profissional de saúde. Essas doenças, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1023/fms-define-acao-de-prevencao-de-dsts-aids-no-corso