Profissionais dos CAPS passam por capacitação sobre suicídio

Será durante o mês de fevereiro

A abordagem do problema do suicídio com os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) será tema de uma capacitação para os profissionais atuantes no serviço municipal. O evento será realizado nos dias 04, 05, 23, 24, 25 e 26 de fevereiro, durante o dia inteiro, com organização da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A capacitação, que será realizada nas sedes de cada CAPS, abordará a questão da prevenção, tratamento e acompanhamento adequados para as pessoas com ideias ou histórico de tentativas de suicídio, bem como o suporte a suas famílias. “Contaremos com a participação das equipes do Ambulatório Especializado de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio – Provida – bem como da Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos não-transmissíveis – GEVIDANT, que são órgãos de notificação e trabalho do problema”, afirma Isabel Carvalho Costa, da Gerência de Atenção Psicossocial da FMS.

As aulas serão ministradas pelo psicólogo e mestre em antropologia Carlos Henrique de Aragão Neto. Doutorando em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB), onde trabalha com a temática da prevenção ao suicídio e intervenção em crise, ele atua ainda como supervisor de casos clínicos e palestrante de temas da tanatologia (estudo da morte), com ênfase em suicídio e luto.

Capacitação sobre suicídio.
Horário: manhã e tarde
Locais:
Dia 04/02 – CAPS II Leste
Dia 05/02 – CAPS II Norte
Dia 23/02 – CAPS AD
Dia 24/02 – CAPS II Sul
Dia 25/02 – CAPS III
Dia 26/02 – CAPS II Sudeste

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1021/profissionais-dos-caps-passam-por-capacitacao-sobre-suicidio