FMS fecha parceria com maternidades para atendimento a recém-nascidos

As mães que deram à luz nas maternidades de Teresina terão garantida a primeira consulta para sete d

FMS fecha parceria com maternidades para atendimento a recém-nascidos
A partir de agora, as mães que deram à luz nas maternidades de Teresina terão garantida a primeira consulta para sete dias após o parto. É o que determina a nota técnica conjunta da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Fundação Hospital de Teresina (FHT) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que vincula a mãe e o recém-nascido à atenção básica.

Pela nota, as Unidades Básicas de Saúde passam a ser executantes no sistema Gestor Saúde, registrando os atendimentos e acompanhando a agenda de consultas. As puérperas (mulheres de até 45 dias após o parto) já sairão da maternidade com uma visita agendada ao médico da Equipe da Saúde da Família que realizou o seu acompanhamento pré-natal, que examinará sua saúde e a de seu bebê.
Com esta determinação, fica garantido o atendimento aos recém-nascidos com menos de um mês de idade, faixa etária onde ocorrem os maiores números de mortalidade infantil – cerca de 67%. “Devemos focar no atendimento aos recém-nascidos, especialmente nos sete primeiros dias de vida”, explica a coordenadora do Núcleo de Saúde da Criança e Aleitamento Materno da FMS, Maria Veloso. “Mesmo que a mãe falte à consulta, seu nome estará registrado e os agentes comunitários de saúde poderão realizar uma busca ativa para verificar o estado de saúde da criança”, completa.
Para a diretora de assistência hospitalar da FHT, Jesus Mousinho, a medida é uma garantia da integração entre atenção básica, assistência hospitalar e usuárias do sistema de saúde. “O município está garantindo a efetividade deste processo de corresponsabilização, então devemos trabalhar juntos em prol da saúde de nossas crianças”, afirma.
A FMS já começou o trabalho de esclarecimento sobre a medida, realizando reuniões com os profissionais de saúde para orientar sobre a medida. Haverá também uma capacitação para os operadores do sistema de marcação de consultas dos hospitais e Unidades Básicas de Saúde a ser realizada pela SMS.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1020/fms-fecha-parceria-com-maternidades-para-atendimento-a-recem-nascidos