Unidades Básicas de Saúde orientam sobre a hanseníase

Durante toda a semana as UBSs nos diversos bairros da cidade organizaram eventos alertando sobre a h

A Semana de Luta contra a Hanseníase, organizada pela Fundação Municipal de Saúde, está concentrando ações hoje (29) e amanhã (30), nas Unidades Básicas de Saúde de Teresina. Na zona Norte, os moradores dos bairros Mafrense e Vila São Francisco vão assistir a palestras educativas e tirar dúvidas sobre a doença. Na zona rural, as Unidades de Saúde dos povoados Bela Vista e Boa Hora estarão realizando exames e avaliando casos suspeitos.

Na zona Leste de Teresina, os profissionais de saúde dos bairros Alto da Ressureição e Usina Santana farão uma manhã de palestras e conversas sobre a hanseníase, na sede das UBSs. Na sexta-feira (30), será realizada uma panfletagem nas ruas do bairro Deus Quer.

“Durante toda a semana as Unidades Básicas de Saúde nos diversos bairros da cidade organizaram eventos alertando as pessoas sobre a hanseníase. O objetivo é tornar a doença, e principalmente os sintomas, mais conhecidos da população”, afirma o presidente interino da Fundação Municipal de Saúde, Francisco Pádua. Ele informa ainda que durante todo o ano as UBSs estão prontas para diagnosticar e receber casos suspeitos da doença.

Fechando a programação da Semana de Luta contra a Hanseníase, no sábado, dia 31, será realizado um mutirão de atendimento para diagnóstico da hanseníase, das 8h às 17h, em quatro hospitais públicos de Teresina: Satélite, Promorar, Dirceu II e Primavera. Durante o mutirão uma equipe formada por médico e enfermeiro vai estar de plantão nos hospitais, exclusivamente para fazer o exame de manchas suspeitas.

“A demanda é livre, sem precisar de marcação prévia. Basta chegar ao local e se identificar para ser encaminhado para o atendimento”, explica o coordenador do Programa de Hanseníase da FMS, Kelsen Eulálio.
A luta contra a doença depende muito de diagnóstico e tratamento precoces. Um caso é considerado suspeito se a pessoa apresenta uma ou mais das seguintes características: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas na pele, com alteração de sensibilidade, nódulos (caroços doloridos), edema (inchaço) e/ou acometimento de nervos periféricos (espessamento e/ou dor). O diagnóstico precoce da hanseníase e o seu tratamento adequado evitam a evolução da doença e, consequentemente, impedem a instalação de incapacidades físicas e deformidades que são responsáveis pelo preconceito e discriminação às pessoas afetadas pela doença.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1019/unidades-basicas-de-saude-orientam-sobre-a-hanseniase