Shopping da Cidade ganha manhã de ações contra Hanseníase

Doença tem altos índices de cura se diagnosticada precocemente.

Shopping da Cidade ganha manhã de ações contra Hanseníase
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) deu início hoje (26) à programação da Semana de Luta contra a Hanseníase. Durante toda a manhã, profissionais de saúde estiveram no Shopping da Cidade realizando atividades educativas, como a distribuição de material informativo sobre os sintomas e tratamento da doença.
Os comerciantes e clientes do Shopping da Cidade receberam positivamente a ação. Maria Rosa, vendedora de um dos boxes, gostou das orientações. “É bom porque a gente conhece um pouco sobre a doença e fica sabendo como se cuidar”, afirma.
O evento contou com o apoio do Morhan, Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase, que atua há mais de 28 anos no Piauí. Segundo a coordenadora do Morhan, Lucimar Batista, o movimento trabalha com ações educativas e assessoria dos direitos dos pacientes, mas encontra um problema antigo diariamente. “Apesar de todas as iniciativas que realizamos em todo estado, nossa maior luta ainda é contra o preconceito”, afirma Lucimar.
Hoje a hanseníase tem cura e ao iniciar o tratamento a pessoa para de transmitir a doença quase que imediatamente. É importante que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível. “É importante estar atento a qualquer mancha suspeita, principalmente se ela for insensível a dor ou calor. Quanto antes iniciarmos o tratamento, mais chance o paciente tem de ficar sem nenhuma sequela”, explica Kelsen Eulálio, coordenador do Programa de Hanseníase da Fundação Municipal de Saúde.
Em Teresina ocorreu uma redução no número de casos novos diagnosticados ao longo dos últimos anos. Em 2014, 417 casos novos da doença foram registrados. Para reforçar o diagnóstico de novos casos um mutirão de atendimentos será realizado no próximo sábado (31), das 8h às 17h, no Hospital da Primavera, Hospital Dirceu Arcoverde II, Hospital do Satélite e Hospital do Promorar.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1017/shopping-da-cidade-ganha-manha-de-acoes-contra-hanseniase