Definidas ações de saúde no carnaval de Teresina

Um milhão de preservativos (masculinos e femininos) serão distribuídos.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai participar das festividades carnavalescas de Teresina com ações educativas e de fiscalização. Os trabalhos começam na festa de escolha do Rei e Rainha do Carnaval, na próxima sexta-feira, dia 23, e só terminam no dia 17 de fevereiro, na terça-feira de carnaval.
As equipes da Coordenação de DST/AIDS farão um trabalho educativo sobre as doenças sexualmente transmissíveis, além da distribuição de preservativos masculinos e femininos. Segundo a Coordenadora de DST/AIDS da FMS, Andréa Lopes, as ações não vão se limitar a Avenida Marechal Castelo Branco, as equipes percorrerão os clubes, prévias, festas nos bairros e bares. “Vamos acompanhar o calendário de carnaval da Prefeitura de Teresina com atividades na festa de escolha do Rei e Rainha, no concurso de marchinhas, no corso e no período de carnaval mesmo”, informa Andréa.
A Fundação Municipal de Saúde dispõe de um milhão de preservativos em estoque que serão disponibilizados para a população. As Unidades Básicas de Saúde e Hospitais Municipais estão recebendo um reforço nos estoques para o período.
Outra frente de ação da FMS no carnaval é a fiscalização dos alimentos vendidos durante as festas populares. Todos os ambulantes que estão se inscrevendo para trabalhar no carnaval recebem orientações por escrito de cuidados que devem adotar com relação ao manuseio e conservação dos alimentos. No dia do Corso e dos desfiles na Avenida Marechal Castelo Branco, os fiscais da Vigilância Sanitária vão fiscalizar como está ocorrendo a comercialização dos produtos alimentícios.
Os produtos que estiverem fora das especificações serão recolhidos e os ambulantes poderão sofrer penalidades como descredenciamento, suspensão e multa. Ludimar Soares, fiscal da Vigilância Sanitária, explica que os foliões podem ajudar neste trabalho mantendo-se atentos às condições dos estabelecimentos. “Exija copos, pratos e talheres descartáveis, observe a higiene dos ambulantes e das barracas, verifique a validades das bebidas e jogue o lixo em local apropriado”, aconselha.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1015/definidas-acoes-de-saude-no-carnaval-de-teresina