Vigilância Sanitária fiscalizará alimentos vendidos no carnaval

Oito equipes de fiscais sanitários irão percorrer os locais de festas.

A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Teresina estará presente nas festividades carnavalescas para fiscalizar a qualidade e higiene dos alimentos comercializados pelos vendedores ambulantes. A gerência está vinculada à Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Oito equipes de fiscais sanitários irão percorrer os locais de festas para observar manuseio, acondicionamento e exposição correta dos alimentos, a higiene das barracas e dos vendedores, validade dos alimentos e uso de utensílios descartáveis. “Também estaremos atentos à procedência e validade das bebidas como água mineral, refrigerantes, cervejas, águas de coco e mineral, que deverão estar lacradas”, informa o fiscal Ludimar Soares.

Um dos aspectos observados será o acondicionamento de maionese, ketchup e molhos (que não devem estar disponíveis em bisnagas e sim em sachês industrializados) e dos próprios alimentos, que não podem estar expostos a insetos, poeira e outros agentes contaminantes. Os produtos que estiverem fora das especificações serão recolhidos pelas equipes da Gerência de Vigilância Sanitária da FMS e os ambulantes estarão cabíveis de penalidades como descredenciamento, suspensão e multa.

Ludimar Soares explica ainda que os foliões podem ajudar neste trabalho mantendo-se atentos às condições dos estabelecimentos. “Por exemplo, ao consumir um espetinho, quebre o palito para evitar sua reutilização. Exija copos e pratos e talheres descartáveis, observe a higiene dos ambulantes e das barracas, verifique a validades das bebidas e jogue o lixo em local apropriado”, aconselha

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1013/vigilancia-sanitaria-fiscalizara-alimentos-vendidos-no-carnaval