Programa mantém ações de saúde à moradores de rua de Teresina

Até outubro de 2014 foram atendidas 129 pessoas

O programa Consultório na Rua, implantado pela da Fundação Municipal de Saúde em outubro de 2013, tem conseguido avançar no atendimento de saúde aos moradores de rua da capital. Com pouco mais de um ano de funcionamento, o projeto já conseguiu a reinserção social e familiar de várias pessoas que viviam em situação de risco.

Segundo dados parciais da FMS, até outubro de 2014 foram atendidas 129 pessoas, sendo 73 homens e 56 mulheres. A faixa etária predominante é entre 20 e 30 anos, com 37 atendimentos, e entre 50 e 60 anos, com 31 pessoas abordadas.

Entre as doenças registradas nos atendimentos, o envolvimento com álcool e drogas representa a maior ocorrência. Foram identificadas 77 pessoas em situação de rua com dependência, 15 com problemas infectocontagiosos e outras 15 com problemas mentais. A região Centro Norte é a que concentra o maior número de casos.

Segundo a enfermeira do Consultório na Rua, Patrícia Portela, o programa vem conquistando aos poucos a confiança desses moradores. “Muitos não querem deixar as ruas, mas para os que manifestam essa vontade nós fazemos todos os encaminhamentos necessários para a reinserção social”, explica Patrícia

O programa possui uma equipe multidisciplinar composta por uma enfermeira, uma assistente social, um psicólogo e três agentes sociais. Diariamente, a equipe percorre locais da cidade de maior vulnerabilidade realizando atividades educativas de saúde; fornecendo preservativos e realizando procedimentos de enfermagem, como curativos, vacinação e aferição de pressão arterial. Dependendo do caso, a pessoa pode ser encaminhada a uma equipe do Programa Saúde da Família que atenda nas proximidades do local, ou encaminhada aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Para o presidente interino da Fundação Municipal de Saúde, Francisco Pádua, o Consultório na Rua traz ações que contribuem para reduzir os danos causados pelo uso de drogas, proporcionando acesso aos serviços de saúde e à rede de serviços da Assistência Social, além de proporcionar a integração com as famílias e resgate da cidadania.

A sede do programa fica na Unidade Básica de Saúde Dr. José Wilson Batista, no bairro Vermelha. O deslocamento da equipe é feito através de um veículo modelo Van, com identificação institucional e o nome do projeto, o que facilita a aproximação e abordagem das pessoas em situação de rua.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1012/programa-mantem-acoes-de-saude-a-moradores-de-rua-de-teresina