Ações de vigilância em saúde são discutidas em Teresina

As medidas fortalecem a ação entre a vigilância epidemiológica da capital e os hospitais públicos e

Ações de vigilância em saúde são discutidas em Teresina
Na manhã de hoje (13), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) reuniu em seu auditório as comissões de infecção hospitalar e núcleo hospitalar de epidemiologia de hospitais públicos e privados de Teresina. O objetivo foi implementar ações de vigilância na assistência hospitalar municipal.

As medidas fortalecem a ação entre a vigilância epidemiológica da capital (FHT, SMS, FMS) e os hospitais públicos e privados. “Entende-se por vigilância epidemiológica todas as ações que permitem o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes de saúde individual ou coletiva”, define a diretora Amariles Borba.

Ela explica que as ações irão complementar a investigação nos casos de doenças de notificação compulsória, que são aquelas cujas ocorrências devem ser obrigatoriamente comunicadas às autoridades de saúde. “Como exemplos temos a dengue, hanseníase, tuberculose e as encefalites virais”, afirma Amariles.

Com isso, haverá um controle maior de situações de surto no caso de doenças listadas na categoria, definida pela portaria número 1.271/2014. do Ministério da Saúde.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1011/acoes-de-vigilancia-em-saude-sao-discutidas-em-teresina