Maternidade Dona Evangelina Rosa destaca redução de mortalidade materna em Teresina

A mortalidade materna vem caindo a cada ano na capital

Teresina registrou o menor índice de mortalidade materna entre as gestantes internadas na Maternidade Dona Evangelina Rosa, no ano de 2014. Segundo os dados divulgados pela Maternidade, a razão de mortalidade materna vem caindo a cada ano na capital, tendo passado de 148,12 por 100.000 nascidos vivos em 2013, para 21,49 por 100.000 nascidos vivos, até novembro em 2014.

Em números absolutos, apenas uma gestante teresinense faleceu na Evangelina Rosa, decorrente de complicações no parto. Em 2012 foram 10 mortes. Com relação a pacientes vindos do interior do estado, a razão da mortalidade materna na Maternidade Evangelina Rosa, em 2014, foi de 215,55 por 100.000 nascidos vivos.

Para o presidente interino da Fundação Municipal de Saúde, Francisco Pádua, a queda na mortalidade materna é reflexo de uma série de ações que ocorrem na atenção básica de saúde. “Garantimos a realização de todas as consultas e exames do pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde. Implantamos também, a Ficha de Acolhimento e Classificação de Risco, um protocolo utilizado para acolher as gestantes e classificar os riscos na gestação, na intenção de evitar aborto, complicações na gestação e no parto, bem como a mortalidade neonatal”, explica Francisco Pádua.

Buscando um melhor atendimento à gestante, a FMS implantou também a vacina contra a coqueluche para gestante e o teste rápido de gravidez, que estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde. Em 10 minutos a mulher sabe se está ou não grávida e em caso positivo é encaminhada imediatamente para o início do pré-natal, iniciando os cuidados necessários logo no início da gestação.

As equipes do Programa Saúde da Família também têm papel importante na redução da mortalidade materna, com o acompanhamento constante das gestantes durante a gravidez e no pós-parto. Quando a parturiente tem alta, a primeira consulta do bebê já fica agendada na Unidade Básica de Saúde mais próxima da casa da mãe. “Nossas gestante são cercadas de toda atenção para evitar qualquer complicação que possa comprometer sua vida ou do bebê”, destaca Francisco Pádua.

As parcerias das FMS com as maternidades também visam um acolhimento completo, com a indicação prévia do local do parto, o que garante tranqüilidade à família da gestante. Caso seja comprovada alguma situação de risco, a paciente é referenciada para o ambulatório de alto risco da Maternidade Dona Evangelina Rosa, que fará o acompanhamento. À medida que as pacientes passam de alto risco para leve são contra-referenciadas para o acompanhamento das equipes de saúde da família novamente.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1008/maternidade-dona-evangelina-rosa-destaca-reducao-de-mortalidade-materna-em-teresina