Laboratório Raul Bacelar realiza mais de 2 milhões de exames em 2014

Local atende a uma média de 27 mil pacientes por mês.

O Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacelar, laboratório de análises clínicas da Prefeitura de Teresina, realizou 2.096.110 exames durante o ano de 2014. O local é responsável por realizar a coleta e análise de mais de 100 tipos de exames para as unidades de saúde do município.
Dos exames realizados, 93.628 foram de citologias feitas em 105 Unidades de Saúde. O laboratório atende a uma média de 27 mil pacientes por mês, oriundos de Unidades Básicas de Saúde e hospitais municipais, além de outros postos de coleta.
Seu quadro funcional conta com bioquímicos, técnicos e auxiliares de administração, entre outros, que realizam análises nas áreas de hematologia, bioquímica, hormônios, imunologia básica, fezes, urina e voltados à detecção de tuberculose.
Cada Unidade Básica de Saúde (UBS) gerenciada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) mantém um profissional chamado coletador, que durante a manhã realiza o cadastro e coleta das amostras dos pacientes da atenção básica. Carros de apoio passam todos os dias para recolher o material em bolsas térmicas, que são encaminhadas ao laboratório para triagem e distribuídas nos setores específicos. Os resultados são registrados e devolvidos aos locais de coleta para serem entregues aos usuários.
A rotina de exames do Raul Bacelar requer agilidade para que eles sejam entregues o mais rápido possível. Segundo a diretora do laboratório, Fátima Sá, o objetivo é encurtar ainda mais o período entre coleta de amostras e entrega dos resultados. “A rapidez na entrega de exames é uma das etapas do processo de aprimoramento da atenção básica em Teresina. Quanto antes for possível receber o resultado do exame, mais eficientes serão as ações de saúde no combate de diversas doenças", frisa ela.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1006/laboratorio-raul-bacelar-realiza-mais-de-2-milhoes-de-exames-em-2014