Portaria inclui a encefalite viral na lista de doenças e agravos de notificação compulsória

A Encefalite Viral foi incluída na lista de doenças e agravos de notificação compulsória nos serviços de saúde públicos e privados no município de Teresina. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Município no último dia 12 de dezembro. Com isso, a doença deve ser comunicada a Secretaria Municipal de Saúde, no prazo de 72 horas, a partir do momento da suspeita inicial.

Foi através do Programa de Monitoramento das Encefalites Virais, implantado pela Gerência de Epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, que se chegou ao diagnóstico do primeiro caso de Febre do Nilo no Brasil.

O rastreio em toda rede hospitalar do município de Teresina em busca de casos de encefalite viral é executado pela Unidade de Respostas Rápidas (URR), pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância Epidemiológica (CIEVS) e pelos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE) e conta com a participação ativa das equipes assistenciais do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella e do Hospital de Urgências de Teresina.

“Com a portaria, a notificação de qualquer caso suspeito de encefalite viral agora se torna obrigatória, o que vai facilitar a investigação dos casos”, afirma o neurologista da Gerência de Epidemiologia da FMS, Marcelo Adriano Vieira.

Em anexo a cópia do Diário Oficial do Município com a portaria.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1003/portaria-inclui-a-encefalite-viral-na-lista-de-doencas-e-agravos-de-notificacao-compulsoria