suicídio

FMS promove atividades de prevenção ao suicídio

Intensa programação foi preparada nos Centros de Atenção Psicossociais.

FMS promove atividades de prevenção ao suicídio

A praça principal do bairro Poty Velho, zona Norte de Teresina, foi palco na manhã de hoje de um acolhimento feito pela população local junto aos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Centro/Norte em alusão a data 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Já é consenso entre os profissionais de saúde que a prevenção ao suicídio é possível, e é com este entendimento que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove uma série de atividades relacionadas ao tema.

“Hoje é um momento de reflexão. Temos que focar na valorização à vida. As pessoas precisam realizar atividades prazerosas. Todos devem ficar atentos às situações de alerta para poderem ajudar o indivíduo com ideia suicida. A prevenção é possível”, disse a psicóloga do CAPS Centro Norte, Joviane Moura.

Segundo ela, 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos e devem ser discutidos com a pessoa que apresenta tendências. “É importante procurar ajuda. Pessoas com transtorno psiquiátrico, tentativa prévia de suicídio, suicídio na família, abuso sexual na infância, impulsividade ou agressividade, isolamento social, pacientes com doenças incapacitantes, todos esses fatores citados são riscos predisponentes”, afirmou a psicóloga.

Hoje diversas ações promoveram a discussão em torno da temática. “A Ponte Estaiada estará amarela, cor que simboliza a valorização da vida. Além disso, hoje é o dia da implantação do Núcleo de Estudos e Prevenção do Suicídio em Teresina, que é a reunião de um grupo de estudiosos e ativistas sobre o tema, com o objetivo de analisar as causas e estudar novas políticas públicas de prevenção”, explicou Marina Leite, gerente de Atenção Psicossocial da FMS.

No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) promoveram rodas de conversa e atividades esportivas e lúdicas em alusão ao tema. Na praça do bairro Poty Velho usuários e familiares tiveram aula de dança, corte de cabelo, maquiagem, serviços de manicure, distribuição de laços amarelos e folderes, além de uma apresentação da Orquestra Sanfônica de Teresina.

A realização de atividades externas também está na programação do CAPS III. Um dia de beleza com a colaboração da Fundação Wall Ferraz aconteceu ontem (9) e hoje (10) os profissionais estiveram na praça de eventos do bairro Parque Piauí, distribuindo material informativo sobre prevenção do suicídio e informações sobre a Rede de Atenção Psicossocial. Em seguida, houve a distribuição de vídeos e músicas alusivas ao problema, distribuição de laços e balões simbolizando o tema e uma roda de discussão no Centro de Convivência Cidadania.

Já o CAPS II Sul promoveu durante toda a manhã uma série de atividades nos Centros de Referência de Assistência Social da Vila Irmã Dulce, Promorar e Angelim, além de Unidades Básicas de Saúde da região. No dia 18 de setembro será promovida uma roda de conversa com familiares e usuários sobre o tema, com o objetivo de esclarecer e quebrar mitos relacionados ao suicídio. Da mesma forma, o CAPS AD promoveu uma série de palestras nos dias 9 e 10 deste mês.

Os usuários atendidos pelo CAPS II Sudeste tiveram oportunidades de receber informações sobre o suicídio durante toda a semana, já que a temática foi inserida nos grupos temáticos e oficinas realizadas habitualmente com usuários e família.

As pessoas com ideação ou tentativa de suicídio devem procurar os seguintes dispositivos: no CAPS do seu território procurar o profissional responsável pela triagem para realizar o atendimento individual ou visitar o Provida, ambulatório especial de valorização à vida e prevenção do suicídio, que fica no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo e conta com atendimento médico e psicológico de segunda à sexta-feira, nos turnos manhã e tarde.

suicídio prevenção saúde mental

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/10/fms-promove-atividades-de-prevencao-ao-suicidio